PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Ex-reféns das Farc fracassam nas urnas

Quatro ex-reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) saíram das eleições legislativas do último domingo no país com suas ambições políticas frustradas. O único candidato bem sucedido, Jorge Gechem, conseguiu uma vaga no Senado pelo partido U, do presidente Alvaro Uribe. Os outros quatro, que optaram pela oposição, saíram derrotados.

Foto do author Luiz Raatz
Por Luiz Raatz
Atualização:

A mais conhecida deles, a ex-candidata a vice-presidente Clara Rojas, não conseguiu uma vaga no Senado pelo oposicionista Partido Liberal. Clara foi sequestrada junto com a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt em 2002. Ela teve um filho no cativeiro com um guerrilheiro e foi libertada em 2008. Consuelo Gonzalez, solta junto com Clara, não conseguiu uma vaga na Câmara, segundo a agência AFP.

PUBLICIDADE

Outros ex-reféns, Luís Eládio Perez e Orlando Beltrán, soltos em 2008, também foram derrotados nas urnas, assim como Gustavo Moncayo, pai do refém Pablo Emílio Moncayo, único familiar das vítimas a se lançar na política.

Por outro lado, políticos investigados por vínculos com paramilitares conseguiram ao menos 25 das 102 vagas no senado, segundo a Fundação Novo Arco Íris, que estuda o conflito colombiano.

O caso mais notório é do Partido da Integração Nacional, que segundo a ONG é composto por 'herdeiros dos paramilitares' e que teve 8% dos votos, o que lhe daria oito senadores.

Com 93% dos votos apurados, o Partido Social de Unidade Nacional, do presidente Uribe, deve ter 28 cadeiras no Senado. O Partido Conservador, que também é aliado do presidente, ficará com 22. Os oposicionistas do Partido Liberal devem ter 17. O Senado colombiano tem 102 vagas. Duas delas são destinadas a candidatos indígenas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.