PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Famosas falam contra Trump na Marcha das Mulheres

O bilionário Donald Trump assumiu como o 45º presidente dos Estados Unidos, com um discurso mais conservador

Por Redação Internacional
Atualização:

No dia seguinte à posse de Trump, mulheres encheram as ruas das principais cidades dos Estados Unidos para protestar pelos seus direitos e contra a gestão do recém-empossado. Os manifestantes acompanharam shows e falas de ativistas, políticas e até mesmo celebridades.

PUBLICIDADE

Uma das últimas oradoras que subiu ao palco na capital dos EUA foi Madonna. A rainha do pop cantou o hit feminista dos anos 1980 "Express Yourself", depois de uma fala de aproximadamente cinco minutos. Regada de palavrões, ela chegou a dizer que pensou em explodir a Casa Branca.

"Sim, estou com raiva, sim, estou indignada, sim, eu já pensei muitas vezes em explodir a Casa Branca, mas acho que isso não mudaria nada", afirmou. Ao final, ela chamou a passeata de "revolução do amor" e disse para ficarem unidas e continuarem lutando.

Outra convidada, que falou mais cedo, foi Scarlet Johanssen, que defendeu efusivamente a organização Planned Parenthood. A organização americana presta assistência à saúde reprodutiva da mulher no país, com exames, consultas, além de realizar abortos. Segundo a atriz, ela própria foi "gentilmente guiada", pela primeira vez, aos 15 anos, por eles.

Além de sofrer duras críticas do republicano durante a campanha, a organização corre o risco de acabar nesta nova gestão. Republicanos no Congresso tentam proibir abortos depois da 20ª semana e cortar financiamento federal para a organização. Trump já prometeu assinar as medidas e também disse que pretende nomear para a Suprema Corte (STF do país) alguém que seja contra o aborto.

Publicidade

A atriz de Betty, a Feia, America Ferrera, nasceu nos Estados Unidos, mas é de origem latina. Ela também falou e, Washington, mas principalmente sobre imigrantes. "Como mulher e orgulhosa primeira geração de imigrantes Hondurenhos nascidos americanos, tem sido doloroso ser tanto mulher quanto imigrante neste país. Nossa dignidade, nosso caráter, nossos direitos estão todos sob ataque", afirmou.

A veterana feminista Gloria Steinem subiu ao palco neste sábado, aos 82 anos. Ela exaltou Hillary Clinton, a candidata derrotada nas eleições, e disse: "Elegemos um presidente impossível, nunca iremos para casa. Ficaremos juntas e tomaremos controle".

Já a cantora Alicia Keys, recitou palavras de ordem, como "pés no chão, não vamos desistir", e encerrou com seu hit "This girl is on fire". Também estiveram presentes a cantora Cher, Helen Mirren, Katty Perry, Kristin Stewart, Julianne Moore, Michael Moore, Amy Schumer, entre outros. Veja abaixo fotos de quem esteve lá.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.