PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Filme sobre o primeiro encontro de Barack e Michelle Obama estreia nos EUA

'Southside With You' se passa em 1989 e aborda os primeiros momentos da relação do presidente americano com sua mulher; é uma obra impressionantemente sensível dirigida pelo estreante Richard Tanne

Por Redação Internacional
Atualização:

WASHINGTON - Estreia nesta sexta-feira, 26, nos cinemas dos Estados Unidos o filme Southside With You, que aborda os primeiros momentos da relação do presidente americano, Barack Obama, com sua mulher, Michelle Obama - na época retratada pelo longa ainda chamada Michelle Robinson. Dirigido pelo estreante Richard Tanne, Southside With You se passa em Chicago, nos Estados Unidos, em 1989, no momento em que Barack e Michelle saíram pela primeira vez.

É pouco provável que o desafetos de Obama assistirão o filme e eles perderão um retrato deliciosamente discreto que é universal, uma vez que se tem como base em uma vida pública-privada bem narrada. Os fãs, por outro lado, descobrirão um filme que apresenta o presidente americano não como o ícone pronto que parecia emergir totalmente formado na Convenção Nacional Democrata em 2004, mas como um instintivo comunicador e político, para quem a palavra "não" apenas oferece a oportunidade para a hábil negociação.

Michelle e Barack Obama no filme 'Southside With You', que retrata o primeiro encontro dos dois Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Retratado forma incrivelmente física e verbal por Parker Sawyers, o Barack Obama de Southside With You é um aluno no primeiro ano do curso de direito desajeitado e um pouco arrogante que já tinha inserção na comunidade. O filme começa quando ele, em 1989, finalmente convence de Michelle - sua tutora no escritório de advocacia em que os dois trabalhavam - a para passar um dia com ele.

Formal, direta e preocupada com sua reputação profissional em um escritório no qual ela era a única mulher afro-americana, Michelle - interpretada de forma persuasiva e direta por Tika Sumpter - até então tinha argumentos convincentes de por que os dois deveriam permanecer apenas colegas. Mas conforme o dia dos dois juntos se desenvolve, incluindo uma visita a uma exposição de arte, a uma reunião da comunidade em uma igreja, uma exibição do filme "Faça a Coisa Certa" e um sorvete de casquinha, a intransigência de Michelle começa a amolecer.

Dividindo suas histórias, indo de detalhes de suas famílias, religião, a Ernie Barnes e Stevie Wonder, o encontro de Michelle e Barack assume contornos do destino romântico como se, citando o poeta alemão Rainer Maria Rilke, dois fortões mas solitários, tentassem estender a mão para proteger, tocar e cumprimentar uns aos outros

Publicidade

O diretor Tanne, que faz uma estreia impressionantemente sensível neste filme, mergulha Southside With You em um atmosfera deliciosamente texturizada e repleta de nostalgia dos anos 1980, do raquítico Nissan Sentra que Barack dirige - com o cinzeiro cheio de pontas de cigarro - a música "Miss You Much", de Janet Jackson, que toca do rádio do carro.

Embora o cineasta tenha tomado a liberdade de inserir na história uma reunião que não existiu naquele dia, essa opção lhe dá - e, mais importante ainda, dá a Michelle - a chance de ver Barack em ação, fazendo um discurso extemporânea brilhante em razão da necessidade de compreensão mútua e da confusão inerente à democracia.

Esse, aliás, é um dos poucos momentos não canônicos de Obama em Southside With You, que faz um trabalho admirável ao manter o foco na simples questão de saber se esse relacionamento poderia ser salvo antes mesmo de ter uma chance de começar.

Southside With You é o primeiro de uma provável onda de criação de filmes que tentarão criar uma imagem mítica sobre os Obama e estreia num momento em que eles se preparam para deixar a Casa Branca. / WPOST

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.