As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

FOTO DO DIA: Com apagão e cinzas vulcânicas, Hillary fala à UA na Etiópia; durante o discurso, o embaixador da Líbia tira fotos

Patrícia Ferreira

13 de junho de 2011 | 19h09

caecec0e442345d4ae9178f1a2eba4ba_caecec0e442345d4ae9178f1a2eba4ba_0.jpg

Diga “xis”. Munido de câmera digital, o embaixador da Líbia na União Africana (UA), Ali Awidan, tira fotos da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, durante discurso dela na sede do bloco em Adis Abeba, capital da Etiópia, nesta segunda-feira, 13. No pronunciamento, realizado em parte em meio um apagão que atingiu o edifício, Hillary pediu aos países-membros da UA que se afastem do ditador líbio Muamar Kadafi, patrão de Awidan.

A Líbia é um dos 53 integrantes do bloco criado em julho de 2002 para fomentar o desenvolvimento e a possibilidade de eliminar fronteiras no continente. Os Estados Unidos têm demonstrado crescente interesse pela África, aumentando sua presença militar no continente e procurando garantir acesso aos recursos naturais africanos – especialmente o petróleo. O regime de Kadafi é alvo de uma coalizão da Otan – da qual Washington participa – que tem realizado operações militares no país.

A secretária de Estado precisou encurtar a visita que fez à África por conta da nuvem de cinzas do vulcão Dubbi, na Eritreia. O vulcão estava inativo mas entrou em erupção, emitindo cinzas que se deslocam em direção a Addis Abeba, onde ela chegou nesta segunda. Segundo o Departamento de Estado, Hillary ficaria até a tarde de terça-feira no país.

mais imagens Seleção de imagens: Natália Russo, da editoria de Fotografia do Estadão.com.br. Visite também o blog Olhar sobre o mundo e a página de fotos do portal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.