Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

FOTO DO DIA: Jovens israelenses e 5 mil turistas participam da parada gay anual de Tel Aviv, em Israel

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Colorido. Jovens israelenses foram às ruas na tarde desta sexta-feira, 10, para a já tradicional parada gay anual de Tel Aviv. Bem diferente da marcha realizada em Jerusalém, que muitas vezes acaba em confusão entre os participantes e moradores ortodoxos - judeus e muçulmanos, a parada da cidade à beira do Mediterrâneo atrai milhares de pessoas todos os anos, de Israel e de outros países.

PUBLICIDADE

Segundo a Efe, cerca de 200 mil pessoas participaram da parada gay este ano. Segundo o jornal israelense Haaretz, mais de 5 mil turistas foram ao país para participar dos eventos da semana gay, que terminou hoje.  O evento, realizado nas ruas e nas praias de Tel Aviv, marca também a abertura da longa temporada quente do verão israelense - cujas temperaturas altas se estendem por nove meses do ano, sem chuva.

A líder da oposição israelense, Tzipi Livni, fez um discurso na abertura da parada. Número um do Kadima, partido de centro, ela disse: "Estamos aqui para lutar juntos contra qualquer fenômeno de ódio, para lutar pelos valores de Israel". A deputada afirmou ainda que "ser parte da comunidade gay não é uma escolha política, como é a escolha de proteger a comunidade gay e seus direitos de igualdade social".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.