FOTOS DO DIA: Santiago volta a viver dia de violentos protestos estudantis
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

FOTOS DO DIA: Santiago volta a viver dia de violentos protestos estudantis

João Coscelli

09 de agosto de 2011 | 18h46

 ‘Chile, lucras com tudo’.   Em mais um dia de protestos na capital do Chile, Santiago, as forças especiais da polícia tiveram de ser acionadas para conter grupos de jovens que cometeram atos de vandalismo na cidade. Na foto, uma senhora tenta se proteger perto de uma unidade policial – que parece não se importar muito com ela. Ao lado, na parede, um manifesto: Chile, lucras com tudo. A frase faz referência a uma das reivindicações do movimento estudantil para que o governo promova um reforma educacional e não permita que escolas e universidades lucrem explorando pais e alunos com o financiamento de mensalidades.

Meio a meio. Parte dos protestos desta terça foi pacífica, enquanto algumas manifestações, a exemplo do que já havia ocorrido quatro vezes antes, tiveram caráter violento. No primeiro caso, estudantes, professores e simpatizantes marcharam no centro de Santiago em uma rota pré-acordada com as autoridades, que autorizaram a passeata. Mas em outros locais, o vandalismo voltou a prevalecer. Na foto, um manifestante é imobilizado por policiais das forças especiais.

  Seleção de imagens: Natália Russo, da editoria de Fotografia do estadão.com.br. Visite também o blog  Olhar sobre o mundo e a página de fotos do portal.

Siga o @Inter_Estadão, o Twitter da editoria de Internacional do estadão.com.br. Conheça também os blogs da equipe de Internacional do portal – correspondentes, colunistas e repórteres.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.