Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Jornal ortodoxo deixa Hillary Clinton de fora em edição de foto feita do gabinete de Obama durante operação que matou Bin Laden

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um jornal da comunidade hassídica - redigido em iídiche, idioma usado por judeus ultraortodoxos - se desculpou depois de publicar uma versão editada da imagem em que integrantes da equipe de segurança nacional de Barack Obama, presidente dos EUA, aparecem assistindo ao vivo à operação que matou na semana passada o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden.

PUBLICIDADE

Leia mais:Estadão.com.br: a morte de Osama Bin LadenRadar Global: curiosidades sobre o caso

Na foto, publicada em preto-e-branco pelo Der Tzitung ("O Jornal", em tradução livre), a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, simplesmente não aparece. Na versão original, ela é vista sentada, com a mão na frente da boca e notadamente impressionada, ao lado do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates (de camisa clara e gravata, no canto direito da foto).

A explicação do jornal: "não publicamos imagens de mulheres, o que de forma alguma as relega a um patamar inferior... Por conta de regras de modéstia, não somos permitidos a publicar fotografias de mulheres, e lamentamos se isso dá uma impressão de desprezo às mulheres, o que certamente nunca foi nossa intenção. Pedimos desculpas se isso foi visto como ofensivo".

Na imagem publicada na última sexta-feira, 6, pelo jornal hassídico, além da secretária de Estado, outra mulher desaparece: Audrey Tomason, diretora nacional de operações contraterrorismo dos Estados Unidos (vista no fundo, na versão original). Hillary e Audrey eram as únicas mulheres presentes no momento em que a imagem foi feita pelo fotógrafo oficial da Casa Branca, Pete Souza. A fotografia já é uma das mais vistas da operação que matou Bin Laden no canal oficial da Casa Branca no Flickr, com quase 2,4 milhões de visitas.

Publicidade

Aviso

Uma curiosidade: ao ser distribuída pelas agências de notícia, a foto vinha acompanhada de um texto com recomendações aos editores e informações sobre a imagem, como os nomes dos presentes.

No texto da AFP havia a informação de que a imagem é "distribuída como um serviço aos clientes". A agência informa ainda que há "um documento classificado", que aparece distorcido na imagem. Logo em seguida, aparece a instrução (também presente no canal da Casa Branca no Flickr):

A fotografia não pode ser manipulada de qualquer forma e não pode ser usada em materiais comerciais ou políticos, anúncios, emails, produtos, promoções que de alguma forma sugira a aprovação ou endosso do presidente, da primeira família, ou da Casa Branca.

De acordo com o jornal americano Washington Post, o veículo divulgou um comunicado no qual diz que o editor de fotografia "não leu as letras miúdas sobre a imagem". O Post diz ainda que o jornal hassídico se desculpou à Casa Branca e ao Departamento de Estado pelo episódio.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.