PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Lados opostos na fronteira da Bulgária: solidários e 'caçadores de refugiados'

Imigrantes que chegam ao território búlgaro encontram pessoas dispostas a ajudá-los, mas também lidam com a presença de patrulhas civis que visam ‘caçá-los’

Por Redação Internacional
Atualização:

BELEVREN, BULGÁRIA - Os poucos refugiados que chegam à Europa cruzando a fronteira entre a Turquia e a Bulgária podem ter a sorte de serem recebidos por moradores solidários dispostos a ajudá-los ou notarem a presença de patrulhas civis que têm se dedicado a caçar os imigrantes.

Nas imediações de Belevren, uma aldeia entre florestas e colinas de difícil acesso onde só vivem oito pessoas, se aventuram grupos de entre 5 e 15 refugiados do Oriente Médio.

PUBLICIDADE

Alguns tiveram o azar de cruzar com Dink Valev, um praticante de artes marciais de 29 anos, que foi notícia na imprensa búlgara por ter detido e amarrado 16 sírios em março de 2015. Conhecido agora como "caçador de refugiados", ele defende seu direito de proteger a Bulgária contra o que considera "lixo".

"Não gosto de ter esse apelido porque estou no meu próprio país. Fui atacado e é normal atuar em defesa própria como eu fiz. Também quero defender minha pátria", disse Valev em entrevista na garagem de sua casa que fica na cidade de Yambol, a cerca de 60 km da fronteira.

Valev afirmou que encontrou um grupo de imigrantes, entre eles três mulheres e uma criança, e, após escapar da agressão de um deles, pediu da forma "mais educada possível" que ficassem quietos até a chegada dos policiais.

Publicidade

"É um direito civil defender e proteger minha pátria de intrusos como esses sírios, iraquianos, paquistaneses e outros lixos", declarou o "caçador de imigrantes".

O Comitê Búlgaro de Helsinque, uma ONG de defesa dos direitos humanos, avalia a atitude de Valev de outra forma e o denunciou à Justiça por atacar e humilhar os refugiados sem motivos. O homem foi interrogado pela polícia, mas não foi preso.

De acordo com a ONG, Valev não esconde sua vontade de organizar patrulhas civis para deter os imigrantes que buscam asilo. A ideia que está ganhando cada vez mais adeptos.

"Valev semeia o medo entre os refugiados e incita a sociedade búlgara ao repúdio e à hostilidade contra as pessoas que buscam amparo", disse um dos porta-vozes da organização.

Mas nem todos os búlgaros apoiam a "caça aos imigrantes". "Sempre os ajudamos como podemos. Não temos medos deles, nem os odiamos. Somos os primeiros para os quais eles veem ao atravessar a fronteira da Bulgária e tentamos fazer com que recebam um tratamento humano", contou Petar Mitev, um morador da aldeia de Belevren.

Publicidade

"Ficamos com pena em razão do estado deplorável no qual chegam. A maioria escapa da guerra e não há nada mais terrível do que uma guerra", lamentou Mitev, que cria gado na região e fornece água, comida e roupas aos imigrantes antes da chegada da polícia.

PUBLICIDADE

"Não posso ficar indiferente, particularmente em relação às mulheres e crianças que vagam pela floresta sentindo frio e fome", completou Mitev. De acordo com ele, conforme avança a construção da cerca que o governo turco está erguendo na fronteira com a Turquia, diminui o número de refugiados que chegam ao país, especialmente vindos de Síria, Iraque e Afeganistão.

A Bulgária teme que o fechamento da chamada rota dos Bálcãs, imposto principalmente por Áustria e Eslovênia, provoque um desvio da onda de imigrantes rumo ao país. Por isso, o governo está acelerando a construção do muro, que terá uma extensão de 160 km, cinco vezes maior do que o planejado em 2013. /EFE

Leia mais:

Grécia deportou refugiados por engano, denuncia ONU

Publicidade

Após acordo com Turquia, especialistas temem surgimento de novas rotas na Europa

UE inicia deportação de imigrantes como parte de acordo com Turquia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.