As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Live Blogging: presidente Barack Obama discursa no Parlamento britânico

Redação Internacional

25 de maio de 2011 | 11h39

Acompanhe ao vivo o discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, no Parlamento britânico. Obama já havia discursado na manhã desta quarta-feira, 25, juntamente com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e elogiou a coragem dos manifestantes que pedem mais liberdade e democracia no Oriente Médio.

Veja também:
link Obama e Cameron discutem situação no Oriente Médio
linkIsrael manterá posição ‘firme’ sobre fronteiras palestinas, diz Netanyahu
lista Leia a íntegra do discurso de Netanyahu no Congresso americano
especialAs disputas territoriais no Oriente Médio

Terça-feira, 25 de maio

12h27 – “A liberdade tem que ser conquistada pelas próprias pessoas”

12h24 – Obama é aplaudido quando fala que, quando se aceita a diversidade e novas pessoas, pode-se tornar possível que “o neto de um queniano que serviu como cozinheiro do Exército britânico se apresente na frente de vocês como presidente dos Estados Unidos”.

12h20 – “A história nos mostra que a democracia não é fácil. O poder raramente cede sem lutar”, diz Obama, em uma referência à Líbia e a Kadafi.

12h15 – Obama menciona as nações do Oriente Médio que passaram por manifestações pró-democracia, mas não fala diretamente sobre a Síria.

12h13 – “Nossas nações não estão e nunca estarão em guerra com o Islã”, diz Obama. Cameron sinaliza positivamente com a cabeça.

12h11 – Obama volta a falar sobre questões econômicas que envolvem ambos os países. O esforço para manter o funcionamento da economia “irá requerer decisões difícies e caminhos diferentes para os dois países”.

12h08 – Manifestantes anti-guerra vestem macacões de mentira da prisão de Guantanamo no lado de fora do Parlamento.

12h07 – Segundo Obama, o mundo está num momento “crucial”. Foi uma “década difícil”, mas as tropas estrangeiras estão deixando o Iraque e o Afeganistão, e houve uma grande vitória na guerra contra a Al-Qaeda. Há agora uma nova ordem internacional, como novos desafios que ainda requerem a aliança indispensável entre os EUA e o Reino Unido.

12h00 – Obama menciona o Brasil, como modelo de país que encontrou a democracia e o desenvolveimento econômico.

11h49 – Obama inicia seu discurso falando sobre a relação especial entre EUA e Reino Unido, fazendo inclusive piadas sobre momentos de inimizade durante a história. Para o presidente americano, o relacionamento entre os dois países funciona não por causa de uma história comum, mas por valores comuns.

11h43 – O presidente Obama acaba de chegar ao Parlamento britânico para discursar e está sendo apresentado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: