PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Morta há 58 anos, Evita ainda exerce fascínio sobre argentinos

Eva María Duarte de Perón, mais conhecida como "Evita", morreu em 26 de julho de 1952. A hora de sua morte, 20h25, transformou-se, durante um bom tempo, em momentos de silêncio absoluto na Argentina.  "Na rádio, faziam um minuto de silêncio todos os dias, durante meses. Quem interrompia o silêncio nas ruas corria o risco de ser preso", explicou ao Estado o historiador Daniel Balmaceda.

Por redacaointer
Atualização:

Quando Evita morreu, o governo decretou um mês de luto nacional. Só o velório durou 14 dias. O corpo da "mãe dos pobres" precisou receber um tratamento químico para evitar sua decomposição. Posteriormente foi embalsamado.

PUBLICIDADE

O funeral de Evita foi monumental. Quem planejou cada detalhe foi Alejandro Apod, secretário de Propaganda, mais conhecido como o "Goebbels" do ex-presidente Juan Domingo Perón, em referência ao ministro nazista. Mais de 3 milhões de pessoas deram o último adeus à mulher do então presidente. Perón usou a procissão como um plebiscito fúnebre.

A magnitude do funeral da "porta-estandarte dos humildes" inspirou, três décadas depois, a ópera-rock Evita, de Andrew Loyd Weber, que nos anos 90 foi transformada em filme por Alan Parker.

Com sua morte, Evita virou nome de cidade e de província. O município de La Plata, capital da Província de Buenos Aires, foi rebatizado de Ciudad Evita. E a Província La Pampa perdeu o nome e foi designada Eva Perón.

Viva, Evita foi a principal agente de mobilização de massas da Argentina. Morta, concedeu seu nome e sua imagem a inúmeros locais, servindo de garota propaganda do governo do viúvo, o general Juan Domingo Perón.

Publicidade

Nas décadas seguintes, entre 1955 e 1978, seu corpo foi sequestrado como elemento de barganha política. Acabou recuperado e novamente enterrado.

Com a volta da democracia, em 1983, sua imagem foi novamente usada pelo peronismo para decorar cartazes eleitorais. E Evita continua presente até hoje. A presidente Cristina Kirchner costuma discursar sob uma imensa imagem da "protetora dos descamisados". (Ariel Palacios)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.