Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Na ONU, Netanyahu diz não acreditar nas palavras do presidente iraniano

NAÇÕES UNIDAS - O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, criticou nesta terça-feira, 1, durante discurso nas Nações Unidas, mais uma vez o programa nuclear iraniano e afirmou não acreditar nas palavras do presidente iraniano, Hassan Rohani, durante a Assembleia-Geral da ONU.

PUBLICIDADE

Por redacaointer
Atualização:

"Eu gostaria de acreditar nas palavras de Rohani, mas tenho que ver as ações do Irã. Eu queria acreditar em Rohani, mas eu não acredito", disse Netanyahu. Para o premiê, Teerã não vai desistir do seu programa nuclear.

PUBLICIDADE

Netanyahu comparou os discursos de Rohani e do antecessor, Mahmoud Ahmadinejad, mas afirmou que o intuito dos dois é o mesmo. "Rohani não soa como Ahmadinejad, mas quando se refere ao programa nuclear a diferença é esta: Ahmadinejad era um lobo em pele de lobo e Rohani é um lobo em pele de cordeiro."

O primeiro-ministro cobrou ações do governo iraniano que demonstrem a intenção de ter um programa nuclear apenas para fins pacíficos, mas questionou essa intenção. "Eles prosseguem com um propósito: ter armas nucleares. O Irã não está construindo um programa nuclear pacífico, está desenvolvendo armas nucleares."

Netanyahu pediu que o Conselho de Segurança da ONU continue exercendo pressão sobre Teerã e só retire as sanções aplicadas ao país quando houver uma "ação concreta do Irã". O premiê acrescentou que seu país se manterá firme, mesmo que sozinho. "Se Israel tiver de ficar sozinho, ficaremos"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.