PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Noiva de George Clooney rejeita posto em comissão da ONU

A advogada britânica Amal Alamuddin rejeitou posto em comissão que analisará violações dos direitos humanos na Faixa de Gaza em razão de compromissos assumidos anteriormente

Por redacaointer
Atualização:

Atualizado às 19h38

PUBLICIDADE

GENEBRA - A noiva do ator norte-americano George Clooney, a advogada britânica de origem libanesa Amal Alamuddin, rejeitou o convite para integrar a comissão de investigação das Nações Unidas (ONU) que analisará as violações dos direitos humanos e de direito internacional na Faixa de Gaza, de acordo com a agência de notícias italiana Ansa.

"Recebi uma ligação da ONU sobre isso pela primeira vez esta manhã", disse ela. "Estou honrada por ter recebido a oferta, mas em razão de compromissos assumidos anteriormente, incluindo oito casos em andamento, infelizmente, não poderia aceitar esta função."

Alamuddin, que é conhecida por sua atuação como advogada, trabalhou anteriormente na equipe de defesa do ativista Julian Assange, fundador do site WikiLeaks. O grupo, que também contará com o especialista senegalês Doudou Di?ne, será liderado pelo professor canadense William Schabas. Não ficou claro se outra pessoa assumirá o posto da advogada.

A comissão pretende analisar a situação de Gaza no contexto das operações militares israelenses "realizadas desde 13 de junho de 2014", explicou um comunicado da ONU publicado nesta segunda-feira, 11, em Genebra.

Publicidade

A criação de uma comissão foi aprovada em resolução da ONU ao término da sessão extraordinária de 23 de julho e deve apresentar um relatório ao Conselho dos Direitos Humanos até março de 2015.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.