PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

O destino de Bin Laden (se ele for preso)

A prisão militar mantida pelos EUA em Guantánamo, Cuba, tem um lugar especial reservado para ninguém menos que Osama bin Laden, o cérebro da organização terrorista Al-Qaeda. A informação foi dada pelo diretor da CIA, Leon Panetta, aos senadores americanos.

Por João Coscelli
Atualização:

A declaração de Panetta sugere que Bin Laden, considerado um dos responsáveis pelos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001, não seria julgado no sistema penal americano - uma política da administração Bush para terroristas amplamente criticada pelo atual presidente, Barack Obama. O democrata, aliás, ainda não fechou Guantánamo, como havia prometido em sua campanha.

PUBLICIDADE

Outro nome citado por Panetta foi o do egípcio Ayman al-Zawahiri, outro proeminente membro da Al-Qaeda. Ele forma com o saudita Bin Laden a dupla dos terroristas mais procurados pelos EUA. Se capturados, disse o diretor da CIA, eles seriam enviados para a Base Aérea de Bagram, no Afeganistão, onde seriam interrogados, para depois serem enviados a Cuba.

A lei americana vigente prevê que os prisioneiros de Guantánamo não podem ser levados ao solo americano para julgamento. Ambos os terroristas foram indiciados, o que os torna passíveis de julgamento em Nova York. Se forem para a prisão cubana, porém, o processo torna-se inconstitucional.

A questão, porém, deve ser resolvida só depois que - e se - os terroristas forem procurados. Eles são procurados há mais de dez anos pelas autoridades americanas e há pouquíssimas pistas sobre os esconderijos. Agentes da inteligência acreditam que eles se escondam em algum lugar no noroeste do Paquistão.

Associated Press

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.