PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

O negócio da catástrofe chilena

Campanhas publicitárias voltadas para o marketing social invadem rádios e TVs, relata o enviado João Paulo Charleaux 

Por Marcelo de Moraes
Atualização:

 

Os jornais, TVs e rádios do Chile estão cheios de propaganda pulicitária alusiva ao terremoto do dia 27 .

PUBLICIDADE

A fabricante de automóveis Hyundai promete doar 2% do valor de cada carro vendido para as vítimas. A loja de materiais Sodimac anunciou que vai doar um tijolo para cada tijolo que os consumidores quiserem doar para moradores do sul do país. Já o Banco Crédito oferece empréstimos com taxas amigáveis e pagamento só em junho para ajudar a reconstruir o país.

Outras empresas estão usando a catástrofe para estimular o consumo. O supermercado Unimarc lembra, por exemplo, que "para ficar de pé, primeiro é preciso comer" . E a TV por assinatura Directv diz que "a esperança se vê melhor com Directv", tudo num tom de campanha e solidariedade.  

No início, as propagandas emocionam e atraem simpatia - afinal, o país está tentando se reerguer. Mas, depois da décima vez, as peças publicitárias comecam a soar falsas e oportunistas. O terremoto que matou quase 500 pessoas também transformou-se numa tremenda oportunidade de robustecer o que as empresas chamam de marketing social. Tudo com grande estardalhaço. (João Paulo Charleaux)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.