PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Obama segue tradição da Casa Branca e 'perdoa' peru

‘Abe’, apelido da ave em homenagem ao ex-presidente americano Abraham Lincoln, foi associado ao premiê japonês Shinzo Abe em razão de um erro de tradução

Por Redação Internacional
Atualização:

WASHINGTON - O Dia de Ação de Graças, comemorado nesta quinta-feira, 26, é um dos feriados mais importantes dos EUA. Celebrado na última quinta de novembro, a data remonta aos primeiros anos da colonização, no início do século 17, quando os europeus agradeceram a Deus pela abundância nas colheitas e pela assistência prestada pelos povos indígenas da região nordeste do país.

Na quarta-feira, o presidente americano Barack Obama "perdoou" um peru, prato típico do Dia de Ação de Graças, como parte de uma tradição da Casa Branca.

Presidente Barack Obama participa de cerimônia tradicional da Casa Branca e "perdoa" peru Abe Foto: AP Photo/Evan Vucci

PUBLICIDADE

"Os Estados Unidos são, depois de tudo, o país das segundas oportunidades. Este peru ganhou o direito de passar o restante de sua vida de maneira confortável", disse Obama, em uma cerimônia realizada nos jardins da Casa Branca na presença do peru apelidado com o nome Abe.

"Alguns acham que essa tradição é um pouco absurda. Eu também, mas aprecio a oportunidade para desejar um feliz dia de Ação de Graças" a todos os americanos, afirmou.

O presidente, que cumpriu o ritual pela sétima vez, agradeceu suas duas filhas adolescentes, Malia e Sasha, por estarem novamente a seu lado. "Só fazem isso para me agradar, não porque acham que é algo que deveriam fazer", contou Obama.

Publicidade

Esta foi a 68ª cerimônia de "perdão" ao peru. A Federação Nacional dos Criadores de Aves oferece um peru ao presidente a cada ano desde o mandato do presidente Harry Truman, após a Segunda Guerra Mundial.

Presidente Barack Obama ao lado de suas filhas Malia (dir.) e Sasha (esq.) "perdoa" o peru na véspera do Dia deAção de Graças em 2009 Foto: REUTERS/Jason Reed

Confusão. O peru "perdoado" por Obama recebeu o nome de Abe como uma homenagem ao ex-presidente Abraham Lincoln. Mas uma tradução falha na imprensa da China confundiu o apelido com o sobrenome do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, cuja pronúncia é diferente.

Vários comentários feitos pelos chineses em redes sociais mencionavam uma comparação entre o premiê e o animal.

Muitos chineses desprezam Abe em razão de suas visitas a um santuário de guerra visto como um símbolo do antigo militarismo do Japão, que inclui uma brutal ocupação de vários territórios da China durante a Segunda Guerra Mundial.

A tradução falha foi publicada pela estatal Rádio Internacional da China. /AFP e ASSOCIATED PRESS

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.