Redação Internacional
29 de setembro de 2016 | 05h00
Na semana mais importante em décadas para a história da colombiana, diversas personalidades, entre elas artistas e esportistas se manifestaram, em sua grande maioria a favor do acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Entre as mais conhecidas, estão a cantora Shakira e o ex-jogador Valderrama.
Shakira lembrou que ainda há muito a fazer, especialmente cuidar para que as novas gerações tenham uma cultura de paz.
"Se hace camino al andar"... Colombia mía, queda mucho por delante; cuidar y educar a nuestros niños es cementar el camino de la paz. Shak
— Shakira (@shakira) 27 de setembro de 2016
O cantor Juanes lembrou que a grande missão dos colombianos a partir de agora é perdoar.
La misión más grande que tenemos ahora como colombianos es perdonar.
— JUANES (@juanes) 27 de setembro de 2016
A banda Aterciopelados, um dos expoentes do rock colombiano, tocou em Bogotá pela paz e também aderiu à campanha do sim no plebiscito.
Gracias #Bogotá #FirmaDeLaPaz #FiestaPorElSi #PazEnColombia pic.twitter.com/ovoPJEvnsf
— Aterciopelados (@aterciopelados) 27 de setembro de 2016
Um dos maiores jogadores da história da Colômbia, Carlos “El Pibe” Valderrama publicou uma foto em sua conta no Twitter pedindo paz
#Peace4Colombia
— Carlos Valderrama (@PibeValderramaP) 28 de setembro de 2016
Todo bien todo bien pic.twitter.com/hXBkYna3hA
Já o ex-goleiro René Higuita, que participou na semana passada da 10ª Conferência das Farc escreveu em sua conta na rede social que “a guerra nos uniu e a paz nos separou”
Nos unió la guerra y nos separo La Paz !! 😞
— Jose Rene Higuita (@higuitarene) 26 de setembro de 2016
As grandes críticas recaíram em James Rodríguez, craque do Real Madrid e maior jogador do futebol colombiano na atualidade. Até ontem ele não havia se posicionado sobre o histórico acordo de paz, o que levou o jornal El País, da Espanha, a criticá-lo em artigo.