As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Pintura gigante de criança em Genebra representa refugiados vindos do Mediterrâneo na Europa

Artista francês utilizou tintas biodegradáveis na obra; ação foi realizada em parceria com a ONG SOS Mediterrâneo

Redação Internacional

19 Setembro 2018 | 15h28

GENEBRA – Em uma pintura de mais de 5 mil metros quadrados num gramado em Genebra, o artista francês Saype usou a arte para manifestar seu apoio aos refugiados do Oriente Médio e da África que atravessam o Mediterrâneo para buscar uma nova vida na Europa.

Em parceria com a ONG SOS Mediterrâneo, ele fez à pintura às margens do Lago Genebra, que na sua concepção representa o Mar Mediterrâneo. Ele batizou a obra de Mensagem de Esperança.

“A pintura representa uma garotinha que joga um barco de origami e é uma mensagem de esperança. A figura infantil aparece muito no meu trabalho, porque eu acho que é a geração futura, que vai levar o mundo. Então é importante que sejamos sensíveis a essas questões. A criança se chama ‘Futuro’, justamente representando as gerações que chegam”, disse Saype.

As tintas usadas no gramado são completamente biodegradáveis e produzidas a partir de pigmentos naturais.

Em entrevista ao jornal 20 Minutes, o conselheiro administrativo da cidade, Guillaume Barazzone, disse que a obra sensibiliza a imagem dos imigrantes. “Eles têm um rosto que cada um nós deve ser capaz de enxergar”, afirmou.

Eleito pelo Partido Democrata Cristão (PDC), Barazzone espera que a mensagem “tenha certa ressonância, em um momento no qual a ascensão do populismo na Europa toma uma virada preocupante”.

Segundo o jornal, a diretora da SOS Mediterrâneo, Caroline Abu Sa’Da, lembrou da situação de líbios migrantes. “Centenas estão morrendo no mar neste momento.” / Com AFP

Mais conteúdo sobre:

ImigraçãoEuropamar mediterrâneo