Presidência dos EUA abre nova conta no Twitter
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Presidência dos EUA abre nova conta no Twitter

Depois de seis anos, Obama inaugura conta 'pessoal' no microblog; a outra - @BarackObama - é gerenciada por seus assessores

Redação Internacional

18 de maio de 2015 | 12h00

A presidência dos Estados Unidos abriu nesta segunda-feira, 18, uma nova conta no Twitter, na qual o presidente vai interagir com o público no resto de seu mandato. A nova conta leva o nome de @POTUS (Presidente dos Estados Unidos, na sigla em inglês) e tem como descrição um breve perfil de Obama: “pai, marido e 44º presidente dos Estados Unidos”.

“Olá Twitter! Sou Barack. De verdade! Após seis anos, finalmente me deram minha própria conta”, escreveu Obama em seu primeiro tuíte.

Presidência dos EUA abriu nova conta no Twitter - @POTUS (Foto: Reprodução)

Presidência dos EUA abriu nova conta no Twitter – @POTUS (Foto: Reprodução)

O presidente tem outra conta no Twitter, @BarackObama, gerenciada pela equipe que dirigiu sua última campanha presidencial, Organizing for América (Ofa), e na qual ele escrevia algumas mensagens, marcadas com as siglas “BO” para diferenciá-las do resto.

A Casa Branca se apressou em garantir aos usuários mais céticos do Twitter que @POTUS é, de fato, a nova conta do presidente. “ALERTA: O presidente Obama acaba de lançar @POTUS com um tuíte enviado do Salão Oval. É ele de verdade! #BemvindoaoTwitter”, publicou a conta @WhiteHouse.

Cerca de três horas depois de publicar seu primeiro tuíte, a nova conta de Obama já tinha mais de 730 mil seguidores.

A página no Twitter mostra uma imagem de Obama, de sua família e de líderes de direitos civis cruzando a ponte Edmund Pettus na cidade de Selma, no Alabama, no 50º aniversário do Domingo Sangrento, no início deste ano. Ele se descreveu como “pai, marido e 44º presidente dos Estados Unidos” e passou a seguir os times esportivos de sua amada Chicago e membros essenciais de sua equipe na Casa Branca, entre outros. 

Obama também está seguindo os ex-presidentes George H. W. Bush e Bill Clinton, mas não a conta @HillaryClinton, que pertence à sua ex-secretária de Estado e favorita para obter a vaga democrata na eleição presidencial de 2016.

A conta @POTUS será “uma nova maneira para o presidente Obama se envolver diretamente com o povo americano, com tuítes exclusivamente seus”, disse Alex Wall, estrategista de mídia social da Casa Branca, em um blog. Quando Obama concluir seu segundo mandato, a conta @POTUS será passada para futuros presidentes, esclareceu Wall em um tuíte. / EFE e REUTERS

Tudo o que sabemos sobre:

Barack Obama (EUA)EUA