Redação Internacional
10 Outubro 2018 | 12h54
HAVANA – O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, estreou nesta quarta-feira, 10, sua conta no Twitter com uma mensagem de continuidade, mas confirmando uma mudança de estilo em comparação com seus antecessores, Fidel e Raúl Castro.
“Estamos em La Demajagua, o lugar com a maior soma de sentimentos pátrios #SomosCuba e #SomosContinuidad“, escreveu em seu primeiro tuíte Díaz-Canel, de 58 anos, que assumiu o poder em 19 de abril como sucessor dos irmãos Castro.
Estamos en #LaDemajagua, el lugar donde con mayor suma de sentimientos patrios #SomosCuba y #SomosContinuidad pic.twitter.com/YA6aUGT9pn
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) 10 de outubro de 2018
Nem Fidel, antes de sua morte em 2016, nem Raúl tinham contas oficiais na rede social.
Para sua estreia no microblog, o governante cubano escolheu o dia em que se comemora o 150º aniversário do “Grito de Yara”, que relembra o início da guerra de independência contra a colonialismo espanhol em 1868.
Na mesma rede social, o Ministério de Relações Exteriores de Cuba deu “boas-vindas à conta oficial no Twitter do presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (…) no 150º aniversário das lutas por nossa independência”.
Em sua biografia no Twitter, o chefe de Estado cubano se disse “comprometido com as ideias martianas (do herói nacional José Martí) de Fidel e de Raúl”.
Miguel Diáz-Canel é o primeiro presidente cubano a ter conta no Twitter (EFE/ Michael Reynolds)
Sob seu governo, que considera uma prioridade a informatização da sociedade cubana, a comunicação presidencial ganhou um novo papel no país.
Segundo observadores, essa estratégia busca aproximar o líder cubano de parte da população que o conhece pouco e com a qual não goza da mesma legitimidade que tiveram seus antecessores.
Também nesta semana, Cuba lançou nesta semana um selo postal com a imagem de Fidel a pouco mais de um mês do aniversário de dois anos de sua morte. / AFP