PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Quatro opções para os republicanos que não querem Trump indicado

Para o editorialista do jornal The Washington Post Michael Gerson, há quatro caminhos que poderiam ser seguidos pelos republicanos que são contra Donald Trump como indicado pelo partido.

Por Redação Internacional
Atualização:

Opção 1 Apoiar o candidato em segundo lugar na corrida. A opção leva ao nome do senador pelo Texas Ted Cruz, dono de um discurso conservador, o que tornaria muito difícil para aqueles que não concordam com a retórica extremista de Trump apoiá-lo. Recentemente, o senador disse que Trump "pegaria muito leve" com os imigrantes ilegais se fosse eleito.

Ted Cruz em Houston. Foto: Bob Levey/Getty Images/AFP

Opção 2 Mesmo se Trump não puder ser contido com apenas um único candidato, outra alternativa seria tentar impedi-lo de conquistar a maioria dos delegados. Na Superterça, apesar de tudo, Trump perdeu em quatro Estados e teve uma performance ruim nas pesquisas de intenção de voto na Virgínia, Oklahoma e Texas, mostrando que ele pode estar perdendo terreno eleitoral.

Donald Trum em Palm Beach. Foto: Rhona Wise/AFP

PUBLICIDADE

Opção 3

Apoiar um candidato de um terceiro partido, de centro-direita, que apoiasse a principal mensagem do Partido Republicano. Essa opção, porém, dependeria de encontrar um forte candidato disposto a se engajar em um esforço que possivelmente terminaria em derrota. Uma esperança era o bilionário e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, mas ele descartou totalmente essa possibilidade este mês.

Bloomberg, enquanto ainda era prefeito de Nova York. Foto: Peter Foley/EFE

Opção 4 Essencialmente, seguir com as eleições, esperar que Trump perca (ele está consideravelmente atrás de Hillary Clinton na maioria das pesquisas nacionais) e se reconstruir após essas eleições. O problema aqui é que Hillary tem seu nome envolvido em uma investigação conduzia pelo FBI sobre material confidencial. Uma corrida entre os dois deixa um pequeno prospecto de Trump se eleger, o que teria uma grande consequência para o país.

Publicidade

Hillary Clinton em evento em Palm Beach. Foto: Carlos Barria/Reuters
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.