PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

10 momentos em que Trump insultou as mulheres

Apesar de ter elogiado o público feminino no Dia Internacional da Mulher, presidente já fez comentários ofensivos em entrevistas, pronunciamentos e até em seus livros

Por Redação Internacional
Atualização:

O presidente dos EUA, Donald Trump, homenageou o público feminino em sua conta no Twitter nesta quarta-feira, 8, pelo Dia Internacional da Mulher. Ele garantiu que tem "um tremendo respeito" por todas e o papel que elas desempenham é "vital para o tecido da nossa sociedade e da nossa economia". Apesar disso, o republicano já esteve em situações embaraçosas pelo tratamento que dá a elas.

Veja abaixo algumas afirmações que ele já fez:

Presidente dos EUA, Donald Trump, faz discurso no Congresso ( Foto: EFE/Pete Marovich)

Abril de 2015, no Twitter:

"Hillary Clinton seria uma péssima presidente em razão das ações de seu marido. Se ela não consegue satisfazer seu marido, o que a faz pensar que é capaz de satisfazer a América?"

 

Março de 2016, em entrevista a Chris Matthews na MSNBC:

Publicidade

"É preciso haver alguma forma de punição para quem faz aborto". Questionado se estava se referindo às mulheres, Trump respondeu "Sim". 

 

Agosto de 2016, em entrevista ao 'Meet the Press' sobre o caso do ex-CEO da Fox News Roger Ailes, acusado de abuso sexual:

"Eu posso te dizer que algumas daquelas mulheres que estão reclamando...eu sei o quanto ele as ajudou"

 

Em 2006, em entrevista ao programa "Larry King Live":

"Angelina Jolie saiu com vários homens por ser atraente. Angelina Jolie saiu com tantas pessoas diferentes que eu fico parecendo um iniciante. É por isso que ela não me atrai."

Publicidade

 

Em seu livro "How to get rich" ("como ficar rico", em tradução literal) de 2004:

"Não é nenhuma notícia inovadora que as recentes vitórias de mulheres no 'O Aprendiz' foram, por uma grande margem, resultado de seu sex appeal."

 

Em seu livro "Nação Trump: a Arte de Ser Donald", no momento em que comenta sobre o filme "Pulp Fiction: nos Tempos da Violência", de Quentin Tarantino:

"A melhor parte de qualquer filme, não importa qual, é quando eles fazem as mulheres calarem a boca."

 

Em 2014, em um vídeo exibido pelo programa "Last Week Tonight":

Publicidade

"Se uma mulher quiser ser jornalista, ela precisa ser sensual. Se fôssemos politicamente corretos, diríamos que a aparência não conta nada. Mas é claro que a aparência é importante."

 

Em seu livro "A Arte do Retorno", publicado em 1997:

"A pessoa que inventou a expressão 'sexo frágil' era inocente ou estava brincando. Já vi mulheres manipularem homens mexendo apenas os olhos, ou outras partes do corpo."

 

Em entrevista à revista Vanity Fair em 1990:

"Eu nunca compraria jóias decentes para Ivana (sua mulher na época). Por que dar a ela ativos negociáveis?"

Publicidade

 

Em maio de 2013, no Twitter, sobre o número de abusos entre militares:

"Foram 26 mil agressões sexuais não relatadas nas Forças Armadas e apenas 238 tiveram sanções. O que esses 'gênios' imaginavam ao colocar homens e mulheres juntos?"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.