Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Selo postal com retrato de Che Guevara é sucesso de vendas na Irlanda

Porta-voz dos correios irlandeses disse que haviam sido impressos 122 mil selos, mas a alta demanda obrigou uma reimpressão

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

DUBLIN - Um selo com o rosto do guerrilheiro Ernesto Che Guevara, para lembrar os 50 anos de sua morte, é um sucesso de vendas na Irlanda, país onde o revolucionário argentino tinha raízes familiares.

+ Fotógrafo relata como foi estar diante do corpo de Che no dia seguinte à morte do guerrilheiro

O selo de EUR 1 reproduz o célebre retrato em preto e branco criado pelo artista de Dublin Jim Fitzpatrick em 1968 ( Foto: AFP PHOTO / Paul FAITH)

"Inicialmente havíamos feito 122 mil selos. Nos vemos obrigados a reimprimir" diante da grande demanda, declarou nesta sexta-feira, 13, um porta-voz dos correios irlandeses.

+ Che é celebrado em Cuba 50 anos após sua morte

O selo de EUR 1 reproduz o célebre retrato em preto e branco criado pelo artista de Dublin Jim Fitzpatrick em 1968, com um fundo vermelho.

Publicidade

"Nas veias de meu filho corre o sangue dos rebeldes irlandeses", frase do pai de Che Guevara, aparece no envelope feito para acompanhar o selo ( Foto: AFP PHOTO / Paul FAITH)

O pai de Che Guevara, Ernesto Guevara Lynch, era um engenheiro civil de origem irlandesa. A frase que lhe é atribuída - "Nas veias de meu filho corre o sangue dos rebeldes irlandeses" - aparece no envelope feito para acompanhar o selo.

A homenagem não suscita, entretanto, unanimidade. O senador Neale Richmond considerou a iniciativa "totalmente inaceitável", e perguntou se os Correios da Irlanda também têm a intenção de honrar ditadores como Pol Pot e Nicolae Ceausescu. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.