Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Série de reportagens: Fernando Lugo, últimas horas no poder

Série de reportagens da agência Pública mostra os momentos que antecederam o impeachment do ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo. Na segunda série, acompanhe a visão do Palácio sobre a destituição de Lugo, a última reunião e a formação do novo governo.

PUBLICIDADE

Por redacaointer
Atualização:

Leia "A destituição de Lugo, vista do palácio": Há exatos cinco meses, no dia 22 de junho de 2012,  tinha início, formalmente, o processo de impeachment contra Fernando Lugo, presidente eleito 4 anos antes no Paraguai. A Câmara dos Deputados fez a acusação formal, declarando que o ex-bispo estava desempenhando mal as suas funções. O libelo acusatório, no entanto, não continha nenhuma prova concreta, limitando-se a afirmar que as causas mencionadas "são de pública notoriedade, motivo pelo qual não necessitam ser provadas" (clique aquipara saber mais). Eram 18 horas do dia 21 de junho. A defesa teria 17 horas para elaborar seus argumentos e duas horas para defendê-los diante do Senado, que serviria como juiz no dia seguinte. A notícia do juízo político - a versão paraguaia do impeachment - foi oficializada naquela noite e timidamente alguns grupos começaram a chegar à Plaza Independencia, no centro de Assunção, que fica diante do Congresso. Aos poucos a aglomeração, foi tomando corpo; na manhã seguinte, antes do meio-dia, quando a defesa teria início, já reunia dez mil pessoas.

PUBLICIDADE

"Nós nos auto-convocamamos", lembra Katia Maria Guggiari, uma jovem baixinha, de cabelos longos como a tradição política de sua família. Neta de um dos últimos presidentes liberais a governar o Paraguai, José Patricio Guggiari Corniglioni (1928-1932), Katia, contrariando boa parte da tradicionalíssima família - com quem rompeu relações - foi para a praça munida dos conselhos de um primo que havia vivido sob a ditadura de Stroessner. "O mais importante", lembra ela, "era ficar longe da entrada do Congresso quando anunciassem o resultado do juízo político, porque a polícia iria reprimir imediatamente".

O que levou Katia à praça não foi apreço pelo ex-presidente Lugo, por quem ela mantém indisfarçada antipatia. "Eu estava absolutamente ofendida com o que estava acontecendo. Passamos 17 anos de transição. Finalmente havíamos entrado na democracia e eles romperam com tudo em 24 horas", diz ela. "Isso dói".

Cinco meses depois, ela ainda guarda viva na lembrança o clima de tristeza daqueles dias. "Gente que não te conhecia vinha te abraçar e dizia 'tranquilo, não está tudo feito ainda...'", diz ela, que passou boa parte do tempo enviando torpedos para senadores do partido liberal: 'meu avô está se revirando na tumba'. Os liberais, segunda maior força política do país, haviam fechado um acordo com seus inimigos de longa data, o conservador partido colorado, para levar adiante a destituição do primeiro presidente de centro-esquerda a chegar ao poder no país. "Depois disso foram muitas horas... Foram muito poucas horas, mas parece que foi uma eternidade".

Dentro do prédio do Congresso, a Ordem do Dia circulava desde o amanhecer daquela sexta-feira, detalhando os procedimentos do juízo político- e demonstrando que se tratava de um acordo mais que fechado. O procedimento - veja aqui uma cópia do documento - explicava que às 12 horas haveria uma sessão para escutar a defesa do presidente. Às 14:30 se constituiria um tribunal para decidir a admissão das provas oferecidas pelos dois lados. Às 15:30 uma sessão extraordinária para formular alegações, e às 16:30, a sessão extraordinária ditaria a sentença.

Publicidade

A Ordem do Dia descrevia até como seria o encerramento da última sessão: "Uma vez comprovados os votos requeridos se procederá a declarar o acusado culpável afastando-o do pleno direito de seu cargo".

Nas 17 horas que teve para tentar refrear o juízo político, a equipe de defesa de Lugo impetrou um recurso de pedido de inconstitucionalidade na Corte Suprema de Justiça às 8:24 horas do dia 22 de junho, alegando que o direito de defesa não havia sido respeitado. A resposta chegou na segunda-feira seguinte, quando Federico Franco já comandava o país.

"Como se trata de um procedimento que tecnicamente não é jurisdicional, as garantias próprias do processo judicial, embora possam ser aplicáveis, não o são de maneira absoluta, mas parcial, com o objetivo de garantir o devido processo e o direito de defesa do acusado", deliberou  a Suprema Corte. E termina por  indeferir, sem mais trâmites, o recurso de inconstitucionlidade.

Outro recurso, pedindo a anulação do impeachment, no qual foi anexada a Ordem do Dia que determinava a condenação do réu, também foi negado meses depois. O principal argumento da Corte Suprema é que o impeachment, por se tratar de um procedimento político, não tem a obrigação de seguir as normas de um julgamento comum - como o direito à ampla defesa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.