PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Soldado sul-coreano é condenado por limpar fuzil em máquina de lavar

Um tribunal sul-coreano condenou a seis meses de prisão um jovem que, no final de seu serviço militar, colocou seu fuzil em uma máquina de lavar e ligou o eletrodoméstico, informou o Ministério da Defesa de Seul.

Por redacaointer
Atualização:

Desobedecendo as ordens de seu superior em novembro do ano passado, este soldado de 22 anos identificado como Choi lavou sua espingarda K-2 na máquina durante cinco minutos, disse à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa.

PUBLICIDADE

Durante o julgamento, que aconteceu em um tribunal civil de Seul, Choi confessou que pôs sua arma na máquina porque seu superior lhe ordenou que limpasse a arma um dia antes de finalizar seu serviço militar obrigatório em um batalhão de artilharia da capital.

"Esse incidente feriu a dignidade dos soldados de sua unidade e dos demais membros" das Forças Armadas, afirmou em sua decisão o juiz, que também impôs ao ex-soldado 80 horas de serviços comunitários.

A pena de seis meses de prisão fica pendente durante dois anos, o que significa que Choi retornará automaticamente para a prisão se voltar a cometer uma infração similar.

A decisão do juiz reconhece, em todo caso, que "o acusado lamenta o que fez e foi liberado do serviço militar após completar seu período de serviço".

Publicidade

Choi pediu perdão no julgamento por sua má conduta e negou, através de gestos com a cabeça, quando foi perguntado se apelaria da decisão do tribunal, segundo o Ministério da Defesa. A sociedade sul-coreana considera o serviço militar como um assunto de grande importância, por isso que qualquer falta de respeito à instituição militar é considerada como um erro muito grave./ EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.