João Coscelli
09 de agosto de 2011 | 19h12
Muitos políticos e cidadãos britânicos dizem que as revoltas que tomaram conta de Londres desde a noite de sábado passaram de protestos para atos de violência desenfreada e sem razão. Segundo essas pessoas, há quem tenha aproveitado o caos apenas para saquear lojas.
Em meio a essas hipóteses, um twitteiro criou um site – o Catch a Looter(Capture um Saqueador) para reunir imagens de saqueadores e espalhá-las para que os criminosos fossem reconhecidos e levados À polícia.
O Radar Global entrou em contato via email com o criador do site, que não quis se identificar e não está em Londres. Segundo ele, a ideia surgiu quando “alguém disse no Twitter que as redes sociais poderiam ser usada para que tais pessoas fossem capturadas”. A página fez sucesso e há tantas pessoas acessando que ele decidiu interromper as atualizações e direcionar quem quer ajudar diretamente para a Crimestoppers, uma agência que recebe denúncias anônimas.
O criador do Catch a Looter afirmou que a maioria das reações foi boa, e que “apenas uma ou duas pessoas não ficaram felizes” com o site. Uma conta no Twitter (@catchalooter) foi criada e ele continuará a atualizar apenas o perfil na rede social.
Veja também: RADAR GLOBAL: Conte-nos sua história
ÁUDIO: Brasileiros relatam situação tensa na cidade
ÁUDIO: Não há registros de brasileiros feridos
GALERIA: Veja imagens da violência
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.