Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Vácuo de poder ameaça abrir crise na Nigéria

Texto de Talita Erédia

PUBLICIDADE

Por Luiz Moncau
Atualização:

A Nigéria, que em 1999 encerrou 40 anos de uma ditadura militar, vive uma espécie de vácuo de poder há três semanas, quando o presidente Umaru Yar'Adua foi hospitalizado na Arábia Saudita. Os recentes ataques contra instalações petrolíferas realizados pelo Movimento para Emancipação do Delta do Níger (Mend) - milícia formada por jovens que lutam, segundo eles,"para impedir o saque aos recursos naturais do país por estrangeiros" - quebrou um cessar-fogo de cinco meses, aprofundando os temores de que, sem comando, o país fique à beira de uma crise institucional.

PUBLICIDADE

O grupo afirma que promoveu um "ataque de alerta" contra um oleoduto porque o governo estaria usando a ausência do presidente para interromper as negociações de paz, parte do acordo pelo desarmamento após uma oferta de anistia feita pela presidência. Não há confirmações independentes de que o ataque foi promovido.

A região densamente povoada do Delta do Níger é cenário de conflitos por mais de 20 anos. Atentados do Mend realizados nos últimos três anos têm causado prejuízos para a maior indústria energética da África, impedindo a Nigéria de bombear mais de dois terços de sua capacidade petrolífera e impondo ao país prejuízos de cerca de US$ 1 bilhão por mês. O grupo afirma que atua em nome da população da região por uma melhor distribuição dos recursos obtidos com a venda do petróleo.

Yar'Adua, 58 anos, deixou o país para receber tratamento por uma inflamação no coração e não encarregou formalmente o vice-presidente Goodluck Jonathan de comandar o país. A Constituição determina que o presidente deve deixar uma carta formalizando que o vice está no poder. Não há sinais sobre quando o chefe de Estado poderá voltar, e até lá os nigerianos não sabem quem está no comando do país. Já existem até especulações de brigas internas no partido governista.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.