Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Vídeo: cenas inusitadas da Apec

Cúpula teve gesto de galanteio de Putin com a primeira-dama da China e Obama mascando chiclete

PUBLICIDADE

Por redacaointer
Atualização:

Em meio às discussões e decisões da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em Pequim, na China, momentos inusitados foram registrados e se tornaram 'memes' na internet. Assista vídeos que retratam dois desses momentos.

PUBLICIDADE

Um dos mais engraçados foi oo gesto de galanteio do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que pôs uma manta sobre os ombros da primeira-dama da China,Peng Liyuan, durante o jantar de gala.

Segundos depois, um dos assistentes de Peng lhe ofereceu uma jaqueta. Ela tirou a manta e se abrigou com a nova peça.

À direita de Peng, estavam sentados seu marido e presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

//www.youtube.com/embed/QLJKVETVF6Q?rel=0

Publicidade

A censura chinesa não demorou a tirar da internet o vídeo com as imagens de Putin e Peng, mas o Kremlin defendeu o gesto do líder russo. "Tradição ou não, mulher ou não, o frio é igual para todos. O fato de que tenha lhe oferecido uma manta é um comportamento normal, um gesto normal que, certamente, qualquer pessoa faria."

Outra cena que chamou a atenção foi Obama e seu chiclete.Em diversas ocasiões, o presidente americano foi filmado mascando chilete, atitude criticada nas ruas de Pequim.

Obama costumamascar chiletes de nicotina para deixar de fumar, mas alguns chineses chegaram a dizer que o gesto dele foi rude e inapropriado, desrespeitoso com o povo chinês./EFE

//www.youtube.com/embed/bNYaeqA036M

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.