Redação Internacional
17 de março de 2010 | 01h10
WEBSFERA
***
THE NEW YORK TIMES
Uma espiadinha na história dos EUA
Fanáticos pela política americana ou difamadores em busca de uma imagem do homem mais poderoso do mundo têm a partir de hoje 23 anos de gravações para ocupar-se. O site www.c-spanvideo.org coloca na web vídeos dos cinco últimos governos dos EUA. Grátis.
http://www.c-spanvideo.org/videoLibrary/
***
TECHNOLOGY REVIEW
Uma vez PET, para sempre PET
Uma garrafa PET pode ser transformada em uma roupa, um tapete e milhares de outras coisas, exceto uma nova pet. Pelo menos não até agora. Os pesquisadores da IBM e de Stanford encontraram um modo de romper as moléculas quimicamente a 75ºC e gerar garrafas iguais às originais. Hoje, a técnica mais usada para reciclar uma PET é lavá-la e moldá-la mecanicamente até que ganhe a forma de produtos de qualidade inferior, como uma sacola. Novos testes serão feitos em larga escala, para baratear o processo. Há chance até de se conseguir um plástico mais valioso que o original.
http://www.technologyreview.com/energy/24704/?a=f
***
HAARETZ
Árabes-israelenses enfrentam preconceito
Entre os empregadores israelenses, 86% pensam que há árabes-israelenses capazes de preencher postos de gerência, mas 73% admitem que preferem não contratá-los. É o que mostra uma série de reportagens sobre a minoria árabe-israelense, que compõe 20% da população de Israel. As principais barreiras apontadas para os árabes são o pouco número de horas trabalhadas pelas mulheres e a escassa integração por causa das diferenças culturais com os judeus.
http://www.haaretz.com/hasen/spages/1156293.html
***
CHRISTIAN SCIENCE
Scanners de aeroporto, uma afronta ao Islã?
Primeiro, eles foram considerados indiscretos. Agora, passageiros muçulmanos dizem que atentam contra os ensinamentos do Islã. O alvo das reclamações são os scanners de aeroportos, capazes de mostrar o que o passageiro leva sob a roupa – seja uma arma, alguns quilos a mais ou atributos que a religião manda esconder. Quem não estiver disposto a ser despido eletronicamente pode usar uma esteira com detector de metais ou submeter-se à antiga revista íntima.
http://www.csmonitor.com/USA/2010/0315/Do-airport-full-body-scanners-violate-Islam
***
DER SPIEGEL
Armas nucleares com novo prazo de validade
Há alguns dias, o governo da Alemanha pediu formalmente ao dos EUA que removesse as armas nucleares estocadas em território alemão desde o início da Guerra Fria. A resposta não veio oficialmente, mas, ao que tudo indica, é pior que um “não”. O Departamento de Energia americano acaba de pedir ao Congresso um aporte de US$ 2 bilhões (R$ 3,5 bilhões) no orçamento. O destino do dinheiro é “modernizar” os velhos modelos de armamentos nucleares dos EUA – incluindo as 200 unidades que estão armazenadas em cinco países europeus, entre eles a Alemanha.
http://www.spiegel.de/international/germany/0,1518,683682,00.html
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.