As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Visão Global: Veja as notas publicadas nesta quarta no Estadão

Redação Internacional

17 de março de 2010 | 01h10

WEBSFERA

***

THE NEW YORK TIMES

Uma espiadinha na história dos EUA

Fanáticos pela política americana ou difamadores em busca de uma imagem do homem mais poderoso do mundo têm a partir de hoje 23 anos de gravações para ocupar-se. O site www.c-spanvideo.org coloca na web vídeos dos cinco últimos governos dos EUA. Grátis.

http://www.c-spanvideo.org/videoLibrary/

 ***

TECHNOLOGY REVIEW

Uma vez PET, para sempre PET

Uma garrafa PET pode ser transformada em uma roupa, um tapete e milhares de outras coisas, exceto uma nova pet. Pelo menos não até agora. Os pesquisadores da IBM e de Stanford encontraram um modo de romper as moléculas quimicamente a 75ºC e gerar garrafas iguais às originais. Hoje, a técnica mais usada para reciclar uma PET é lavá-la e moldá-la mecanicamente até que ganhe a forma de produtos de qualidade inferior, como uma sacola. Novos testes serão feitos em larga escala, para baratear o processo. Há chance até de se conseguir um plástico mais valioso que o original.

http://www.technologyreview.com/energy/24704/?a=f

***

HAARETZ

Árabes-israelenses enfrentam preconceito

Entre os empregadores israelenses, 86% pensam que há árabes-israelenses capazes de preencher postos de gerência, mas 73% admitem que preferem não contratá-los. É o que mostra uma série de reportagens sobre a minoria árabe-israelense, que compõe 20% da população de Israel. As principais barreiras apontadas para os árabes são o pouco número de horas trabalhadas pelas mulheres e a escassa integração por causa das diferenças culturais com os judeus.

http://www.haaretz.com/hasen/spages/1156293.html

***

CHRISTIAN SCIENCE

Scanners de aeroporto, uma afronta ao Islã?

Primeiro, eles foram considerados indiscretos. Agora, passageiros muçulmanos dizem que atentam contra os ensinamentos do Islã. O alvo das reclamações são os scanners de aeroportos, capazes de mostrar o que o passageiro leva sob a roupa – seja uma arma, alguns quilos a mais ou atributos que a religião manda esconder. Quem não estiver disposto a ser despido eletronicamente pode usar uma esteira com detector de metais ou submeter-se à antiga revista íntima.

http://www.csmonitor.com/USA/2010/0315/Do-airport-full-body-scanners-violate-Islam

***

DER SPIEGEL

Armas nucleares com novo prazo de validade

Há alguns dias, o governo da Alemanha pediu formalmente ao dos EUA que removesse as armas nucleares estocadas em território alemão desde o início da Guerra Fria. A resposta não veio oficialmente, mas, ao que tudo indica, é pior que um “não”. O Departamento de Energia americano acaba de pedir ao Congresso um aporte de US$ 2 bilhões (R$ 3,5 bilhões) no orçamento. O destino do dinheiro é “modernizar” os velhos modelos de armamentos nucleares dos EUA – incluindo as 200 unidades que estão armazenadas em cinco países europeus, entre eles a Alemanha.

http://www.spiegel.de/international/germany/0,1518,683682,00.html

Tudo o que sabemos sobre:

VISÃO GLOBALwebsfera

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.