As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Visão Global: veja as notas publicadas nesta terça no Estadão

Redação Internacional

16 de março de 2010 | 01h10

WEBSFERA

***

BBC

Japoneses não vivem sem carne de baleia

O futuro das baleias não depende só da briga entre ambientalistas e pescadores. Os consumidores japoneses acostumados a devorar hambúrgueres, sashimis e filés de baleia não querem limitar a caça. “Cada mordida me lembra a merenda do colégio”, disse um cliente à BBC.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/8564342.stm

 ***

WALL STREET JOURNAL

iPhone é o fruto

proibido na Microsoft

Os trabalhadores da Microsoft são apaixonados por aparelhos eletrônicos e boa parte deles gosta de exibir os últimos modelos. Mas há um, em particular, que muitos na companhia não se atrevem a citar: o iPhone. Isso, claro, porque o aparelho é feito pela Apple, rival histórica da Microsoft. Segundo altos executivos da empresa de Bill Gates, cerca de 10 mil usuários de iPhone estão conectados ao sistema de e-mail dos funcionários da Microsoft. O que significa dizer que cerca de 10% dos empregados da Microsoft não resistiram à tentação de comprar o telefone da rival.

http://online.wsj.com/article/SB10001424052748703455804575057651922457356.html

 ***

THE NEW YORK TIMES

Um postal para

a avó da relatividade

As pilhas de papéis em que Albert Einstein descreve a Teoria da Relatividade, em exibição há duas semanas em Jerusalém, guardam mais do que complexas fórmulas. Há também relíquias pessoais. Em um cartão-postal datado de 1919 , Einstein escreveu: “Querida mamãe. Hoje, algumas boas notícias. Lorentz telegrafou que britânicos comprovaram a deflexão da luz pelo Sol.” Só ao final ele acrescenta: “Sinto muitopor saber que você não está passando bem.”

http://www.nytimes.com/2010/03/11/world/middleeast/11einstein.html

 ***

LE MONDE

Rei belga rejeita

a fama de bilionário

Uma disputa envolvendo o fim da monarquia na Bélgica ganhou ontem um capítulo insólito. O Palácio Real em Bruxelas divulgou uma nota oficial em resposta ao jornal holandês Het Nieuwsblad, que esta semana publicou uma reportagem na qual o rei aparece como administrador de uma fortuna pessoal de mais de  1 bilhão (R$ 2,4 bilhões). A quantia é 80 vezes maior do que o rei Alberto II admite ter, algo equivalente a  12,4 milhões (R$ 30,1 milhões).

http://www.lemonde.fr/europe/article/2010/03/15/le-roi-des-belges-n-est-pas-milliardaire-assure-le-palais-royal_1319769_3214.html

 ***

CNN

No Haiti, ajuda

demais atrapalha

Mais de dois meses depois do terremoto que matou ao menos 230 mil haitianos, estudiosos e voluntários no Haiti já discutem os malefícios que o auxílio estrangeiro em excesso poderia trazer ao país. O temor dos grupos de ajuda internacional não é apenas que a população se acostume às doações de comida, água e roupas. A preocupação maior é que o governo local se afeiçoe à boa vida do auxílio internacional e não se organize o suficiente para fazer o Haiti andar pelas próprias pernas em alguns anos. A prioridade no país ainda são as barracas, por causa da temporada de chuva.

http://www.cnn.com/2010/WORLD/americas/03/12/recovery.dangers.haiti/index.html?iref=allsearch

******

ARTIGOS

Pensando o pior com o Irã

Diplomatas e especialistas parecem cada vez mais convencidos de que Teerã, cedo ou tarde, terá a bomba; resta agora saber o que será feito depois: contenção ou ataque?

http://www.nytimes.com/2010/03/14/weekinreview/14sanger.html?scp=1&sq=david%20e.%20sanger%20zbigniew&st=cse

***

A era do concreto

Como as catedrais do passado, o novo arranha-céu de Dubai simboliza a crise a as aspirações de sua época

 http://www.nytimes.com/2010/03/13/opinion/13brownell.html?scp=1&sq=blaine%20brownell&st=cse

Tudo o que sabemos sobre:

VISÃO GLOBALwebsfera

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.