Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

WEBSFERA - 24 DE SETEMBRO

WRSMulheres são maioria em governo suíço Em uma votação transmitida pela televisão, o Parlamento da Suíça elegeu, na quarta-feira, a social-democrata Simonetta Sommaruga para o cargo de ministra no Conselho Federal. A decisão deu às mulheres a maioria no principal órgão executivo suíço pela primeira vez na história. Agora, são quatro ministras e três ministros de um total de sete. A escolha de Simonetta, de 50 anos, que toma posse em outubro, é um marco histórico em um país no qual as mulheres somente ganharam direito a voto, em nível regional, em 1959, e em nível federal apenas em 1971. Nas últimas três décadas, apenas seis mulheres haviam chegado a cargos ministeriais. Após a escolha, Simonetta foi aplaudida de pé pelos parlamentares.

PUBLICIDADE

Por redacaointer
Atualização:

http://worldradio.ch/wrs/news/wrsnews/sommaruga-makes-political-history.shtml?20970

PUBLICIDADE

EFEGoogle lança nova ferramenta anticensura O Google lançou uma nova ferramenta que permite saber quando um governo está bloqueando o tráfego em seu site de buscas para dissuadir a censura em certos países. A ferramenta identifica interferências e determina se elas são causadas por problemas técnicos ou provocadas por um determinado governo.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5izu5KdPvKKWogxBt6Kor4lH9H4PQ

THE GUARDIANEnvenenamento mata 200 crianças na Nigéria Um relatório divulgado pelo Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU estima que mais de 200 crianças morreram em 2010 e outras 18 mil pessoas têm problemas de saúde por envenenamento com chumbo no norte da Nigéria por causa de uma súbita corrida por ouro e pelo contato com outros minerais.

http://www.guardian.co.uk/world/2010/sep/22/nigeria-lead-poisoning-deaths-gold-rush

Publicidade

CNNEstilista lança coleção de véus islâmicos Uma estilista belga ganhou fama com uma coleção de véus islâmicos feita para mulheres modernas. As peças trazem detalhes inusitados, que os diferenciam dos hijabs tradicionais. "Já passou da hora de as pessoas entenderem que o hijab não é um símbolo de opressão, mas uma escolha da mulher", diz Fatima Rafiy, que criou a grife NoorD'Izar com sua sócia, Inge Rombouts, e aposta que o véu será usado até por mulheres não islâmicas.

http://articles.cnn.com/2010-09-09/world/muslim.headscarf.belgium_1_headscarf-hijab-muslim?_s=PM:WORLD

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.