Redação Internacional
29 de setembro de 2010 | 07h00
THE ECONOMIST
Divisão do Sudão pode causar novo conflito
Em 9 de janeiro, um referendo deve criar um novo país na África: o Sudão do Sul. Rico em petróleo, cristão e animista, a vitória dos separatistas nas urnas é amplamente esperada. No entanto, basta uma caminhada pelas ruas de Cartum, capital sudanesa, para perceber que o norte não aceitará tão fácil a secessão e há risco de um novo confronto.
http://www.economist.com/node/17103885
WALL STREET JOURNAL
Rússia e China finalizam oleoduto de 999 km
Chineses e russos celebraram esta semana o fim das obras do primeiro oleoduto que liga os dois países. Com 999 quilômetros, ele marca uma guinada para o Oriente da política energética da Rússia e uma nova era na cooperação entre os dois países.
GUARDIAN
Pequim investe pesado na Coreia do Norte
Analistas dizem que Pequim decidiu aumentar significativamente seus investimentos na Coreia do Norte. O objetivo é dar estabilidade ao regime e ter mais influência sobre Pyongyang, para moderar as ações do governo e pressionar por reformas.
http://www.guardian.co.uk/world/2010/sep/26/china-push-invest-in-north-korea
NEW YORK TIMES
EUA estudam meios de ‘grampear’ a internet
Os EUA estão tentando aprovar novas leis para a internet. A ideia é aumentar a capacidade de grampear suspeitos de crimes. Ações de inteligência estariam sendo prejudicadas porque cada vez mais gente usa a rede, e não o telefone, para se comunicar.
http://www.nytimes.com/2010/09/27/us/27wiretap.html?_r=1&scp=2&sq=wiretapping&st=cse
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.