Americanos protestam contra a lei de imigração do Arizona

Medida entrou em vigor nesta quinta-feira mesmo após ser parcialmente barrada por juíza

estadão.com.br

29 de julho de 2010 | 14h55

Americanos organizam marcha na ponte do Brooklyn, em Nova York.

 

PHOENIX - Manifestantes saíram às ruas de várias cidades do Arizona para protestar contra a lei de imigração que passou a vigorar nesta quinta-feira, 28, mesmo com os cortes promovidos por uma juíza ao texto original da legislação. As informações são da agência AFP.

 

Veja também:

linkParcialmente barrada, lei entra em vigor

lista Entenda a polêmica envolvendo a lei de imigração

 

Grupos defensores dos direitos civis pediram às escolas públicas, à população, aos governos das cidades e à polícia local a não cumprirem a lei. Manifestantes se reuniram no próprio Arizona e em outros Estados e cidades, como Nova York. Eles sustentam que a lei trará a discriminação racial como resultado.

 

A juíza Susan Bolton suspendeu um artigo da lei que obriga os imigrantes a portar seus documentos o tempo todo e outro que tornava ilegal a solicitação de emprego em órgãos públicos por imigrantes ilegais. Mesmo assim, a medida ainda é motivo de discussões, já que é considerada a mais severa norma de imigração dos EUA.

 

A governadora do Estado, Jan Brewer, disse na quarta-feira, que o Arizona tentaria reverter a decisão sobre a chamada lei SB1070. A decisão, segundo Jan, "é um baque". "Vamos avançar, estou segura de que vamos apelar depois de consultar nosso advogados. Sabemos que a imigração é responsabilidade das autoridades federais, mas elas não estão fazendo seu trabalho", disparou a governante.

 

A lei foi aprovada no Arizona em abril e reacendeu o debate nacional sobre a imigração. A medida já inspirou leis semelhantes em outras regiões, motivou um boicote ao Estado fronteiriço com o México e levou milhares de imigrantes ilegais a deixá-lo.

 

Estima-se que 460 mil dos 11 milhões dos imigrantes ilegais dos EUA vivam no Arizona. A maioria dos estrangeiros sem documentos em território americano tem origem latina.

 

Tudo o que sabemos sobre:
imigraçãoleiArizonaEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.