Archuleta será nova diretora política da campanha eleitoral de Obama

Chefe de gabinete da secretária de Trabalho americano será a primeira latina a ocupar a posição em uma campanha presidencial

Efe,

10 de junho de 2011 | 02h09

WASHINGTON - A atual chefe de gabinete da secretária de Trabalho dos Estados Unidos, Hilda Solis, Katherine Archuleta, será a diretora política da campanha eleitoral do presidente Barack Obama.

Segundo indicaram fontes democratas antes que se efetue o anúncio oficial, Archuleta será a primeira latina a ocupar a posição em uma campanha presidencial.

Como diretora política da campanha para a reeleição de Obama em 2012, Archuleta, nascida no Colorado, deverá ocupar-se das autoridades e com os diversos grupos eleitorais.

Em seu novo cargo dedicará uma atenção especial à comunidade hispânica, um grupo de crescente peso eleitoral e que foi - fundamental para a eleição de Obama em 2008.

Antes de ocupar seu cargo atual no escritório de Solis, a alta funcionária foi chefe de gabinete do ex-secretário de Transporte Federico Peña.

Archuleta se unirá em Chicago ao diretor da campanha, Jim Messina, e ao responsável da estratégia da equipe, David Axelrod.

Messina tinha sido chefe adjunto de gabinete de Obama, enquanto durante os últimos três anos Axelrod foi o principal assessor político do presidente.

Obama anunciou oficialmente sua decisão de apresentar-se à reeleição em 4 de abril em um vídeo a seus simpatizantes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.