Astronautas do Endeavour desafiam terráqueos a partida de Xadrez

Redes sociais como Twitter e Facebook serão utilizadas pela Nasa e a Federação de Xadrez dos Estados Unidos para notificar aos participantes sobre a situação da partida

Efe,

29 de abril de 2011 | 01h48

WASHINGTON - Os astronautas Greg Chamitoff e Greg Johnson, que partem nesta sexta-feira, 29, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), desafiaram na quinta, 28, os terráqueos a uma partida de xadrez que será realizada durante os 14 dias que eles estarão em missão.

Esta será a segunda partida cósmica da história. A Nasa (agência espacial americana) e a Federação de Xadrez dos Estados Unidos (USCF) organizaram a primeira em 2008, quando Chamitoff, a bordo da ISS, competiu com os movimentos dos jogadores da Terra.

O público ganhou aquela partida graças à ajuda dos campeões de xadrez da Escola Primária Stevenson, em Bellevue (Washington), mas Chamitoff não se dá por vencido e quer a revanche.

"O xadrez é um grande jogo que desafia a mente e ajuda os jovens a desenvolverem habilidades de pensamento crítico que serão úteis em matemática, ciências e todos os aspectos de suas futuras carreiras", disse Chamitoff.

Ele e Johnson, que viajarão a bordo do ônibus espacial Endeavour, jogarão xadrez durante os 14 dias de missão na Estação Espacial Internacional, a quase 400 quilômetros de distância da Terra. O jogo será retransmitido pelo site da USCF.

A partida será interativa e o público pode sugerir ou votar em uma jogada de xadrez antes de os membros da Federação decidirem como responder aos movimentos dos astronautas.

A Nasa e a USCF utilizarão as redes sociais Twitter e Facebook para notificar aos participantes sobre a situação da partida e o momento para votar sobre os movimentos.

"Esperamos que o entusiasmo e o interesse deste jogo inspire estudantes a se interessar pelo xadrez", assinalou o diretor-executivo da USCF, Bill Hall.

Chamitoff, que realizará duas caminhadas espaciais durante a missão, é fã de xadrez. Durante os seis meses que passou no laboratório espacial em 2008, levou junto seu tabuleiro.

O lançamento do Endeavour está previsto para esta sexta-feira, 29, às 16h47 (horário de Brasília), da base de Cabo Canaveral (Flórida), no Centro Espacial Kennedy. Será a última viagem deste ônibus espacial, após 19 anos a serviço da Nasa.

Tudo o que sabemos sobre:
astronauta, endeavour, nasa, xadrez

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.