Atuação em tremor no Haiti eleva aprovação de Obama nos EUA

80% dos americanos aprovam resposta de Obama à crise humanitária; popularidade do presidente sobe para 50%

PUBLICIDADE

Atualização:

A ação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na crise humanitária provocada pelo terremoto que atingiu o Haiti no dia 12 aumentou sua popularidade interna. O índice de aprovação de Obama como presidente aumentou para 50% por cento após atingir o índice mais baixo de 46% na semana passada, indicou uma pesquisa da rede de TV CBS News. A CBS atribuiu sua aceitação à abordagem frente à crise haitiana.

PUBLICIDADE

Obama teve pontuação alta em todo o espectro político por sua abordagem na crise do Haiti. 80% aprovam a resposta de Obama à crise no Haiti, e republicanos, democratas e independentes deram notas altas, segundo a pesquisa realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro. Apenas 8% desaprovam de sua resposta. O índice de aprovação de 50 por cento um ano após Obama assumir a Presidência é semelhante ao dos presidentes Ronald Reagan (49%), Jimmy Carter (51%) e Bill Clinton (54%), informou a CBS News.

VEJA TAMBÉM:
video Assista a análises da tragédia
mais imagens As imagens do desastre
blog Blog: Gustavo Chacra, de Porto Príncipe
especialEntenda o terremoto
especialInfográfico: tragédia e destruição
especialCronologia: morte no caminho da ONU
lista Leia tudo que já foi publicado

Foi mais baixo que os índices dos presidentes George W. Bush (82%), George H.W. Bush (76%), John F. Kennedy (79%) e Dwight D. Eisenhower (70%). A pesquisa também revelou que 49% dos norte-americanos eram da opinião de que Obama fez demais pelos bancos, enquanto 41% acreditava que ele fez a quantidade certa para a indústria automobilística. Para 62%, que Obama fez muito pouco pelas pequenas empresas e para 54%, ele fez muito pouco pela classe média. Os norte-americanos estavam divididos sobre a questão da reforma no sistema de saúde, com 41% dizendo que o sistema melhoraria com a nova legislação, enquanto 35% acreditavam que a situação pioraria. A pesquisa de um grupo aleatório de 1.090 adultos foi realizada por telefone, com margem de erro de três pontos percentuais.

 

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.