Autoridades dos EUA mostram-se preocupadas com teste do Irã

Departamento de Estado diz que teste tira crédito das alegações de que programa nuclear é pacífico

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - O teste de um míssil Sejil-2 de médio alcance feito pelo Irã nesta quarta-feira, 16, fez Teerã perder a credibilidade sobre suas afirmações de que o programa nuclear mantido pelo país é pacífico, indicaram os Departamento de Estado e de Defesa dos EUA.

 

Veja também: 

linkIrã volta a testar com sucesso míssil de médio alcance

linkCâmara dos EUA aprova lei que amplia sanções contra Irã

 

"Esse tipo de testes geralmente comprometem as afirmações do Irã de suas intenções pacíficas", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ian Kelly, acrescentando que o teste só aumenta a disposição da comunidade internacional em pressionar o Irã pelo fim do programa nuclear. "A comunidade internacional se tornará mais insistente em isolar o Irã por conta da suspeita dos fins bélicos de seu programa", completou.

 

Robert Gates, secretário de Defesa, se disse "inquieto" pelos testes realizados pelo Irã, conforme indicou o porta-voz da entidade, Geoff Morrell, embora o Pentágono não tenha notado nenhuma novidade nas capacidades iranianas. ""Não vou entrar nas particularidades sobre o que nossa inteligência mostra aos outros. Só vou dizer que não houve nada diferente do que já vimos no passado", disse o porta-voz a jornalistas sobre o teste iraniano.

Publicidade

 

(Com informações das agências Reuters e Associated Press)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.