Barack Obama substitui chefe de gabinete da Casa Branca

William Daley passou um ano no posto, mas deixa-o para retornar a Chicado, onde tem negócios

Reuters e Efe

09 de janeiro de 2012 | 19h00

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tentará a reeleição nas eleições deste ano, substituiu nesta segunda-feira, 9, o chefe de gabinete da Casa Branca, Bill Daley, pelo diretor de orçamento Jack Lew.

 

William Daley apresentou sua demissão na semana passada. Com 63 anos e empresário de profissão, quer retornar a Chicago, sua cidade de origem e onde tem seus negócios. O ex-chefe de Gabinete passou apenas um ano no posto, após chegar à Casa Branca no dia 6 de janeiro de 2011 para substituir Rahm Emanuel, atual prefeito de Chicago.

 

Parte de uma família com tradição política em Chicago, pois tanto seu pai como seu irmão ocuparam durante anos a prefeitura dessa cidade, em novembro passado assumiu uma mudança em suas competências como chefe de gabinete.

 

Na ocasião, a Casa Branca anunciou que das tarefas do dia-a-dia seriam responsabilidade de Peter Rouse, que já tinha ocupado o cargo de chefe de Gabinete interinamente até a chegada de Daley, enquanto este assumiria um papel de supervisor e assessor presidencial.

 

A renúncia de Daley será efetivada no final deste mês, enquanto Lew, antigo número dois no Departamento de Estado, prepara a proposta de orçamento da Casa Branca para o próximo ano fiscal, cuja apresentação no Congresso está prevista para o dia 6 de fevereiro.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAgabineteDaleyObama

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.