Baz Ratner/Efe
Baz Ratner/Efe

Biden prevê ser companheiro de chapa de Obama em 2012

Vice-presidente planeja permanecer ao lado do democrata nas próximas eleições

Reuters

28 de janeiro de 2011 | 14h19

WASHINGTON - O vice-presidente Joe Biden disse na quinta-feira, 27, que espera estar na chapa presidencial democrata em 2012 como candidato a vice do presidente Barack Obama.

"Ele (Obama) me perguntou há mais de um ano se eu o faria, e eu disse a ele que sim", disse Biden em entrevista no PBS NewsHour.

Obama ainda não declarou formalmente sua candidatura à reeleição. Mas mudanças recentes de ocupantes de cargos na Casa Branca assinalam que ele estaria se preparando para lançar sua campanha para um novo mandato de quatro anos em 2012.

Embora tenham sido rivais na disputa de 2008 pela indicação à candidatura presidencial democrata, Biden disse que ele e Obama "filosoficamente estão na mesma página em relação a tudo". E isso, disse o vice-presidente na entrevista, torna mais fácil para ele ocupar um cargo que não foi sua primeira escolha.

"Obama me entrega grandes responsabilidades e diz 'faça, simplesmente'", contou Biden. "Ele não fica checando."

Aceitar a vice-presidência "foi a melhor decisão que já tomei", comentou Biden, acrescentando que Obama já descreveu o relacionamento deles como sendo de amigos pessoais estreitos.

"As relações são realmente boas. Mas, sobretudo, existe confiança absoluta", disse Biden, ex-senador do Delaware. "Ele sabe que eu sempre estarei ali para apoiá-lo e eu sei que ele sempre vai me apoiar."

Tudo o que sabemos sobre:
EUABideneleiçõesObama

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.