Bush pai apoia Romney, diz jornal

O ex-presidente norte-americano George H.W. Bush apoia a candidatura presidencial de Mitt Romney, disse o jornal Houston Chronicle na quinta-feira, num fato importante para o pré-candidato a menos de duas semanas do início do processo de definição da candidatura republicana à Casa Branca.

REUTERS

22 de dezembro de 2011 | 19h32

Não se trata de uma declaração formal de apoio, mas Bush disse ao jornal que conhece Romney há anos e que também conheceu o pai dele, George Romney, ex-governador de Michigan.

Romney foi governador de Massachusetts e é considerado um dos favoritos para ser indicado candidato, num processo que começa no dia 3 com o cáucus (assembleia eleitoral) de Iowa.

"Acho que Romney é a melhor opção para nós", disse Bush ao jornal, citando a "estabilidade, experiência e princípios" do candidato - uma aparente alusão ao principal rival dele, Newt Gingrich, considerado um político volátil.

Ainda sobre Romney, Bush - presidente entre 1989 e 1993 - disse: "Ele é uma boa pessoa. Eu o acho maturo e razoável - não é um atirador de bombas".

Sobre Gingrich, Bush disse não ser "o maior defensor dele". Ambos tiveram divergências na década de 1990, quando Gingrich, então presidente da Câmara, discordou de um aumento de impostos decidido por Bush.

(Reportagem de Patricia Zengerle)

Mais conteúdo sobre:
EUAROMNEYBUSH*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.