Casa Branca diz que não há diálogo bilateral agendado com Irã

O presidente norte-americano, Barack Obama, está aberto a negociações bilaterais com o Irã sobre o seu programa nuclear, mas os Estados Unidos não agendaram qualquer reunião, afirmou o secretário de imprensa da Casa Branca, Jay Carney, nesta terça-feira.

Reuters

23 de outubro de 2012 | 16h30

"Estamos abertos para considerar negociações bilaterais, mas não temos nada programado e não temos acordos com os iranianos para fazer isso", Carney disse a repórteres. "Não há nada agendado. Não há acordo."

O jornal "The New York Times" publicou no domingo, citando funcionários do governo norte-americano, que Estados Unidos e Irã haviam concordado em princípio a negociações bilaterais sobre o programa nuclear iraniano, mas ambas as partes negaram a reportagem.

Durante o último debate para a eleição presidencial na noite de segunda-feira, Obama disse que há muito tempo ofereceu à República Islâmica a possibilidade de discussões bilaterais, um ponto que Carney reiterou, dizendo: "estivemos e estamos abertos a buscar negociações se e quando os iranianos levarem a sério manter negociações".

(Reportagem de Jeff Mason)

Tudo o que sabemos sobre:
EUACASABRANCAIRA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.