Eric Thayer / The New York Times
Eric Thayer / The New York Times

Democratas intimam Casa Branca e Mike Pence a entregarem documentos sobre Ucrânia

As comissões de inteligência, assuntos externos e supervisão solicitaram informações sobre todos os outros telefonemas, reuniões, visitas ou outras comunicações envolvendo Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenski

Redação, O Estado de S.Paulo

05 de outubro de 2019 | 09h51

Deputados do Partido Democrata dos Estados Unidos intimaram a Casa Branca e o vice-presidente, Mike Pence, a entregar documentos relacionados à política de Trump em relação à Ucrânia até 15 de outubro. O pedido foi feito na noite desta sexta-feira, 4, e abre uma nova frente de investigação decorrente do pedido do presidente americano para que Volodymyr Zelenski, presidente da Ucrânia, investigue o pré-candidato democrata Joe Biden. Os parlamentares lideram o pedido de impeachment de Donald Trump.

 

Os presidentes das comissões de inteligência, assuntos externos e supervisão da Câmara pediram que Pence forneça documentação relacionada às ligações de Trump em 21 e 25 de julho com Zelensky, incluindo comunicações entre funcionários da Justiça, Energia e outros departamentos. Eles também intimaram a Casa Branca em busca de informações semelhantes, após o governo Trump se recusar a entregar documentos voluntariamente.

Os comitês ainda solicitaram a Mike Pence informações sobre todos os outros telefonemas, reuniões, visitas ou outras comunicações envolvendo Trump e Zelensky, além de detalhes sobre a decisão do presidente americano de não comparecer à posse do ucraniano e enviar em seu lugar o secretário de energia Rick Perry, ao invés de Pence. Os deputados também alertaram que o não cumprimento da requisição pode constituir "obstrução ao inquérito de impeachment da Câmara e pode ser usado como uma inferência adversa contra você [Mike Pence] e o presidente.”

O escritório do vice-presidente chamou os pedidos de distração. "Dado o escopo, não parece ser um pedido sério, mas apenas mais uma tentativa dos democratas que não fazem nada de chamar atenção para seu impeachment partidário", disse Katie Waldman, secretária de imprensa de Pence, em comunicado.

A Casa Branca também está elaborando uma carta para a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, com o objetivo de desafiar sua abordagem no inquérito de impeachment, disseram autoridades do governo. Dois altos funcionários do governo afirmaram que a carta provavelmente seria enviada na próxima semana. Trump disse a repórteres na sexta-feira, 4, que a Casa Branca tinha a intenção de enviar uma carta a Pelosi, mas não deu detalhes sobre o que seria. /Dow Jones Newswires

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.