
04 de abril de 2013 | 14h09
Procuradores federais acusaram Stevenson de ter recebido suborno em troca de atos oficiais, "que incluíam elaborar, propor e concordar em aprovar uma legislação que beneficiaria empresas dos co-réus", disse o gabinete do procurador em comunicado.
Dois dos outros réus foram acusados em conexão com o pagamento de um suborno a outro deputado, que estava cooperando com os promotores federais na época, segundo o comunicado.
Segundo os promotores, Stevenson --um democrata de uma família proeminente do Bronx que foi eleito em 2010-- aceitou ou concordou em aceitar cerca de 20 mil dólares em subornos ao longo do ano passado.
O gabinete de Stevenson não fez qualquer comentário.
Em um caso separado na terça-feira, o senador democrata pelo Estado de Nova York Malcolm A. Smith foi preso e acusado de tentar comprar uma vaga na chapa republicana na corrida pela prefeitura da cidade, no que os promotores disseram ter sido um papel central numa série de esquemas de suborno que refletiam a corrupção generalizada na política de Nova York.
Cinco outros políticos --três republicanos e dois democratas-- também foram presos e acusados de aceitar coletivamente mais de 100 mil dólares de suborno em reuniões que muitas vezes aconteceram em carros estacionados, quartos de hotel e escritórios governamentais, de acordo com documentos judiciais.
(Reportagem de Daniel Trotta)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.