14 de maio de 2009 | 07h44
O capitão da Guarda Costeira, James Fitton, disse que as vítimas estavam flutuando no mar havia cerca de dez horas antes de terem sido vistas por volta do meio-dia (horário local) por um barco que passou por elas e avisou as autoridades.
"Um dos sobreviventes nos disse que eles deixaram Bimini em algum momento na noite passada rumo ao sul da Flórida. Por volta das 2 horas, seu barco ou atingiu alguma coisa ou virou", disse Fitton. "Os indícios são de que foi um evento de tráfico (de imigrantes ilegais)."
O resgate das vítimas pela Guarda Costeira se concentrou no mar a cerca de 24 quilômetros de Boynton Beach, uma cidade a aproximadamente 50 quilômetros ao norte de Fort Lauderdale, disse a Guarda Costeira.
Dezessete pessoas, incluindo cinco que foram levadas a hospitais, foram retiradas vivas da água, enquanto outras dez morreram, segundo a Guarda Costeira.
Imigrantes caribenhos, a maior parte do Haiti e de Cuba, frequentemente tentam fazer a travessia de seus países até a Flórida, na busca por melhores condições de vida.
A Guarda Costeira dos EUA interceptou mais de 2.600 imigrantes nos últimos sete meses, incluindo 1.400 haitianos, 600 dominicanos e 500 cubanos. No ano passado, o número total de imigrantes interceptados foi de 4.800.
(Reportagem de Jim Loney)
Encontrou algum erro? Entre em contato