Dia mais quente de compras nos EUA tem início gelado

A temporada 2007 de compras de fim deano começou nesta sexta-feira nos Estados Unidos com umamultidão de consumidores, muitos enfrentando um frio agudo,correndo atrás das primeiras promoções em um dos dias decompras mais movimentados do ano. Analistas, entretanto, esperam vendas moderadas, já que osconsumidores enfrentam a desaceleração do mercado imobiliário,uma crise de crédito, a alta dos preços dos combustíveis e dosalimentos e a incerteza quanto a seus empregos. O Palisades Mall, que fica em West Nyack, subúrbio de NovaYork, abriu as portas às 3h da manhã. Filas se formaram do ladode fora das lojas da Apple, Macy's, Old Navy e Circuit City .Muitos consumidores eram abastecidos por cafés oferecidos degraça. Conhecida como "Black Friday" (Sexta-Feira Negra), o diaapós o feriado de Ação de Graças marca o início da temporada decompras de fim de ano para muitos consumidores e é o momento deconseguir pechinchas, brindes e vendas. A "Black Friday" costumava ser o dia de compras maismovimentado do ano, mas a demora de uns e a espera de outrospara comprar presentes no último minuto transferiram essetítulo para o sábado antes do Natal. O fim de semana de Ação de Graças pode representar até 10por cento das vendas de toda a temporada, de acordo com aanalista de varejo Dana Telsey, da Telsey Advisory Group. Já osúltimos 10 dias antes do Natal podem representar 40 por centodo total, disse. Em uma loja da Best Buy em Geneva, no Estado de Illinois,cerca de 150 pessoas fizeram fila em meio ao frio intenso--que, de acordo com alguns veteranos de "Black Fridays", era opior que já tinham visto. Eles também falaram que a quantidadede pessoas era menor que em anos anteriores. Adam Wishne, estudante de 19 anos de Geneva, era o primeiroda fila, junto com dois amigos. Eles montaram uma barraca às10h de quarta-feira. "Apesar da barraca, estamos congelando na maior parte dotempo desde que chegamos", disse Wishne. "Mas valeu a penapelas grandes ofertas que conseguimos... Esses vão serpresentes excelentes", contou. A Federação Nacional do Varejo espera que o total de vendasda temporada de fim de ano, incluindo novembro e dezembro, suba4 por cento em 2007, para 474,5 bilhões de dólares. Isso representaria o menor crescimento de vendas de finalde ano desde 2002, quando o avanço foi de 1,3 por cento, etambém ficaria abaixo da média dos últimos 10 anos, de 4,8 porcento de alta. (Por Martinne Geller; Reportagem adicional de Justin Grante Franklin Paul em Nova York e Nick Carey em Chicago)

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