AP
AP

Discovery termina missão de 13 dias à ISS

Pouso está previsto para às 20h05 (Brasília) em Cabo Canaveral, na Flórida

Efe,

10 de setembro de 2009 | 04h52

O ônibus espacial Discovery descerá nesta quinta-feira, 10, sobre a pista do Centro Espacial Kennedy após uma bem-sucedida missão de 13 dias à Estação Espacial Internacional (ISS).

 

O único problema para um término bem-sucedido da viagem, que incluiu três caminhadas espaciais, poderia ser o mau tempo na zona do Cabo Canaveral, na Flórida, segundo advertiu o serviço meteorológico da Nasa.

 

Em caso que essas condições piorem durante a jornada existe a possibilidade de que o retorno seja adiado para esta sexta-feira. O pouso está previsto para as 20h05 de Brasília em um momento em que costumam aumentar as tempestades de verão na zona.

 

A missão teve como objetivo a substituição de um enorme tanque de amoníaco que é a parte principal do sistema de esfriamento do complexo que viagem a 385 quilômetros da Terra.

 

Durante as três caminhadas da missão, a tripulação do Discovery também realizou experimentos científicos e outras tarefas de serviço no complexo Alfa. Além disso, levou mantimentos à equipes da ISS e uma esteira ergométrica para os exercícios dos ocupantes do complexo.

 

O Discovery traz de volta à Terra o especialista Tim Kopra, que esteve 50 dias na estação espacial.

Tudo o que sabemos sobre:
DiscoveryISS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.