Edward Kennedy é recordado em sua cidade natal

Moradores de Cape Cod e turistas de férias na região compareceram nesta quarta-feira para recordar o senador Edward Kennedy, vizinho deles e membro de uma dinastia política norte-americana.

SCOTT MALONE, REUTERS

26 de agosto de 2009 | 13h14

A família Kennedy possui uma casa de praia em Hyannis Port há sete décadas, e moradores da região disseram que era comum toparem ali com o senador, que morreu na noite de segunda-feira depois de enfrentar um câncer.

A presença de Kennedy "era algo um pouco pessoal para alguns de nós," comentou Jack Moloney, 52 anos, morador de Centerville, Massachusetts, e que visitava Cape Cod com sua família. Moloney contou que encontrou Kennedy várias vezes nas praias da cidade, varridas pelo vento.

"A impressão que se tinha era que ele realmente se interessava por você," contou Moloney. "Você dizia algo a ele, e ele se lembrava na vez seguinte em que o encontrava."

Outros residentes e visitantes pararam para depositar flores e balões no final da rua que leva ao complexo de 2,4 hectares da família, depois de a polícia ter fechado o acesso à maior parte da área.

Kennedy, que recebeu o diagnóstico de câncer cerebral no ano passado, passou seus últimos dias de vida ali.

A casa branca que é a sede do complexo aparece nos vídeos sobre a juventude do presidente assassinado John Kennedy, um dos três irmãos de Edward, em que o ex-presidente é visto jogando futebol na praia com sua família ou velejando no estreito de Nantucket.

O composto também é, desde os tempos do presidente Kennedy, o lugar para onde os membros da família fogem da atenção da mídia. A família também se isolou ali após tragédias que pontilharam várias décadas, incluindo a morte do filho do ex-presidente, John Kennedy Jr., em um acidente aéreo, dez anos atrás.

De acordo com o Serviço Nacional de Parques, o pai de Edward Kennedy, Joseph Kennedy, comprou o imóvel em 1929. Ele ampliou a casa original, erguida em 1904 para ser um chalé de praia, convertendo-a em uma residência que hoje inclui 11 quartos e é cercada por varandas, uma piscina e uma quadra de tênis.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAKENNEDYRECORDADOCIDADE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.