Estresse por fogos pode ter matado 5 mil pássaros nos EUA

O estresse causado por fogos de artifício do Ano Novo pode ter causado a morte de 5 mil pássaros na cidade norte-americana de Beebe, no Estado do Arkansas, informaram autoridades estaduais nesta segunda-feira, depois que os animais misteriosamente começaram a cair do céu.

REUTERS

03 de janeiro de 2011 | 19h00

Autoridades acreditam que o estresse deve ser uma causa mais provável do que chuvas de granizo ou relâmpagos, já que não havia tempo ruim na região na noite do Réveillon.

"Estamos mais inclinados à ocorrência de estresse", disse o porta-voz da Comissão de Jogos e Pesca do Arkansas, Keith Stephens.

Ele disse que a ocorrência de fogos de artifício pode ter sido a causa do choque dos pássaros contra casas e de ataques cardíacos nas aves. Os resultados de exames devem ser divulgados ainda esta semana.

A comissão também está tentando determinar o que causou as mortes de até 100 mil peixes em uma área do rio Arkansas perto de uma represa em Ozark. A mortandade foi descoberta no dia 30 de dezembro.

Stephens disse que a comissão espera que os exames com os peixes estejam prontos em um mês, mas afirmou que as mortes podem ter sido causadas por doença, já que todos os peixes são de uma única espécie.

Ele disse que ambos os casos não devem estar relacionados.

(Por Mary Wisniewski)

Tudo o que sabemos sobre:
EUAPASSAROSMORREM*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.