PUBLICIDADE

EUA detêm 12º suspeito de ligação com rede de espionagem da Rússia

Autoridades americanas desmantelaram grupo de espiões no fim do mês passado

Atualização:

WASHINGTON - Autoridades federais dos EUA detiveram um 12º suspeito de estar ligado a uma rede de espionagem russa desmantelada no início de junho, informou nesta terça-feira, 13, um funcionário do governo. As informações são do jornal americano New York Times.

 

Veja também:linkEspiões deportados passarão por detector de mentiras

 

PUBLICIDADE

O 12º suspeito, um cidadão russo de 23 anos que não foi identificado, foi detido sob acusação de ser imigrante ilegal. Ele ainda não foi condenado e deve ser deportado. Não ficou claro quando ele foi detido.

 

"O nome deste indivíduo apareceu durante as investigações do FBI sobre os agente russos ilegais", disse a fonte. "O FBI deu atenção às atividades do suspeito e passou a investigá-lo pouco depois de ele entrar no país", disse.

 

Autoridades disseram que os investigadores não conseguiram reunir evidências o bastante para incriminar o homem, e os responsáveis pelo caso concluíram que é uma situação diferente da enfrentada pelos outros 11 detidos no fim de junho, embora não tenham especificado o porquê da afirmação. Também não ficou claro se o 12º suspeito recebeu treinamento.

 

No mês passado, a promotoria americana condenou 11 pessoas por fazer parte de uma rede de espionagem russa. Dez deles fizeram parte de um acordo de troca de prisioneiros com quatro espiões detidos na Rússia, e o último fugiu para o Chipre, onde ainda é buscado pelas autoridades.

 

A troca de prisioneiros, que ocorreu em Viena, na Áustria, na sexta-feira, ajudou a resolver o caso, que ameaçou estremecer as relações entre os EUA e a Rússia. Trocas do tipo já aconteceram, mas eram mais comuns na época da Guerra Fria.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.