EUA enviarão tanques de combate ao Afeganistão, diz jornal

Comandante militar americano no país aprovou iniciativa; Otan discute rumos da guerra nesta sexta

Reuters

19 de novembro de 2010 | 08h13

WASHINGTON - Os Estados Unidos vão enviar tanques de combate ao Afeganistão pela primeira vez desde o início da guerra, há nove anos, segundo informou o diário Washington Post nesta sexta-feira, 18.

 

Veja também:

linkAfegãos não estarão sozinhos depois de 2014, diz Obama

 

Citando como fontes funcionários do governo norte-americano e oficiais militares, o jornal destacou que o general David Petraeus, comandante das forças dos EUA e da Otan no Afeganistão, aprovou no mês passado o envio dos veículos.

"O deslocamento de uma companhia de tanques M1 Abrahms, a cargo dos fuzileiros navais no sudoeste do país, permitirá às forças terrestres atingir insurgentes a partir de uma distância maior -- e com mais poder letal -- do que é possível de outro veículo militar dos EUA", disse o Post.

As primeiras remessas são de 16 tanques para serem usados em partes da província de Helmand, onde se intensificou a luta entre marines e a guerrilha do Taleban, informou o jornal, acrescentando que tropas do Canadá e da Dinamarca têm usado um pequeno número de tanques no sul do Afeganistão.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAAfeganistãoTaleban

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.