EUA investigam vídeo de homens urinando em militantes do Taliban

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira que investigará um vídeo que mostra o que parece ser homens das forças norte-americanas no Afeganistão urinando em cadáveres de combatentes do Taliban.

REUTERS

11 de janeiro de 2012 | 21h27

O vídeo, que foi postado no YouTube e em outras páginas na Internet, mostra quatro homens vestindo uniformes de combate camuflados urinando sobre os corpos de três combatentes do Taliban.

Um deles brinca: "Tenha um bom dia, amigo". O outro faz uma piada sobre um chuveiro. Uma cópia do vídeo pode ser vista em http://www.youtube.com/watch?v=_TMq3m_Oli4

"Embora ainda não tenhamos verificado a origem ou autenticidade desse vídeo, as ações retratadas não são consistentes com nossos valores fundamentais e não são indicativas do caráter dos fuzileiros navais em nosso contingente", afirmou o Corpo de Fuzileiros Navais em comunicado.

"Esse tema será completamente investigado."

Um grupo muçulmano de direitos civis nos Estados Unidos condenou a suposta profanação de cadáveres numa carta ao secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta.

"Qualquer parte culpada deve ser punida em toda a extensão permitida pelo Código Uniforme de Justiça Militar e pelas leis americanas", afirmou o Conselho de Relações Islâmico-Americanas na carta, cuja cópia foi enviada à mídia.

(Reportagem de Phil Stewart)

Tudo o que sabemos sobre:
EUAVIDEOINVESTIGA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.